Não, homem que aparece em imagem não é o motorista de Uber que apanhou de taxistas

Publicações que, juntas, somam mais de 7.900 compartilhamentos desde que foram postadas alegam que o homem na foto trabalha com transporte por aplicativo, ou com venda de gibis, e teria apanhado. Também pede doações em forma de compartilhamento para ajudá-lo. Entretanto, a informação é falsa e, na verdade, quem está na imagem é o ator australiano Hugh Jackman.

A primeira postagem, de 8 de abril de 2019, tem como legenda: "Esse pai que vende gibis para sustentar sua filha foi espancado por 3 taxistas por ser Uber. A cada compartilhamento o Facebook irá doar R$ 0,50. Vamos ajudar! Ao atingir 50 mil compartilhamentos a Renault do Brasil irá doar o carro LOGAN para ele melhorar o trabalho de Uber". A imagem já foi identificada por alguns usuários do Facebook como sendo uma brincadeira. Contudo, seus compartilhamentos chegam a quase 5 mil.

Outra publicação, de 17 de março de 2019, semelhante à anterior, afirma que o homem na fotografia foi espancado quando tentaram roubar os gibis que vendia: foi compartilhada mais de 3 mil vezes. Sua descrição afirma: "Esse pai honesto, morador de Bocaina, vende gibis para sustentar sua filha. Sofreu tortura e horríveis cirurgias em seus ossos. Foi espancado por 3 homens que tentavam roubar seus gibis. A cada compartilhamento o Facebook irá doar R$ 0,50. Vamos ajudar! Esse é um homem com garra! Deixe seu Amém! Obs: Ao atingir 50mil compartilhamentos a Renault do Brasil irá doar o carro LOGAN pra esse pai levar a filha pra escola".

A fotografia original foi publicada na conta do Instagram de Hugh Jackman no 10 de março de 2017. Na legenda, o ator escreveu: "Adivinhem quem venceu essa batalha. Apresentando a incrivelmente talentosa Dafne Keen!", em tradução livre. Na foto, ele segura um gibi do X-Men, equipe de super-heróis da qual o seu personagem Wolverine faz parte.

Captura de tela feita em 12 de abril de 2019 mostra postagem feita em 10 de março de 2017 na conta do Instagram do ator australiano Hugh Jackman
 

O filme "Logan" estreou em 2017. Neste, Jackman interpreta "Logan" (Wolverine na saga X-Men), que precisará defender a personagem de Dafne Keen, "Laura Kinney/X-23". Na publicação viralizada ela é considerada sua filha.

As publicações viralizadas fazem, inclusive, uma ironia dizendo que ao chegar a 50 mil compartilhamentos a marca de carros Renault doará ao homem um veículo do modelo Logan, em referência ao nome do personagem. Além disso, a segunda postagem fala que o homem "tem garra", referindo-se às garras do personagem Wolverine.

Em resumo, a fotografia em si é verdadeira, mas as atribuições às pessoas como "um motorista de Uber e sua filha" ou "um vendedor de gibis e sua filha" são errôneas, já que, na realidade, tratam-se dos atores Hugh Jackman e Dafne Keen.

AFP Brasil