Não, a cápsula é apenas um item colecionável inspirado em um videogame

Publicações que supostamente mostram um feto abortado dentro de uma cápsula de plástico foram compartilhadas milhares de vezes em redes sociais desde o último dia 22 de julho. As postagens, que parecem ter começado como uma sátira, afirmam que uma foto mostra um “casal cubano” que decidiu incubar uma criança após abortá-la. No entanto, trata-se apenas de um item colecionável que acompanha uma edição especial do videogame Death Stranding.

“Casal comunista aborta filho e expõe como prêmio. O casal cubano Yudel Kojima e sua esposa Anaellie abortaram uma criança e decidiram encubala, o pior de tudo é a cara deles fazendo esse maldade. Peço a todas as autoridades que denunciem esse tipo de atitude [sic], diz uma das publicações, compartilhada mais de 900 vezes no Twitter.

Após o tuíte viralizado, a conta responsável pela publicação indicou tratar-se de uma sátira, mas a alegação já havia sido replicada em diversas outras postagens (1, 2, 3). “Isto chega a doer na alma”, escreveu uma usuária no Facebook. “Final dos tempos… só a morte os interessa, nada mais”, pontuou outro. 

Captura de tela feita em 02 de agosto de 2019 mostra alegação replicada no Facebook

A mesma imagem acompanhada de legendas semelhantes circulou amplamente em espanhol e inglês.

No entanto, a cápsula que aparece na foto é um brinquedo lançado junto com uma edição especial do videogame Death Stranding, que se passa em um futuro pós-apocalíptico no qual a protagonista deve salvar a raça humana. O homem que segura a cápsula é Hideo Kojima, criador do jogo.

A equipe de checagem da AFP realizou uma busca reversa* pela imagem e identificou que a mesma foi publicada em 21 de julho deste ano no site Konzolista, especializado em notícias sobre videogames. Segundo o portal, a fotografia foi tirada naquele mesmo final de semana e mostra Kojima durante a apresentação da capa de seu novo jogo Death Stranding na Comic Con de San Diego, convenção de cultura pop e entreteniento realizada anualmente na cidade norte-americana.

A cápsula também aparece em uma peça de arte promocional e no trailer do jogo, que será lançado em 8 de novembro deste ano. 

Captura de tela feita em 30 de julho de 2019 mostra trailer do jogo Death Stranding, publicado no YouTube

Segundo o site oficial da Comic Con, Kojima participou do evento no dia 20 de julho para explicar seu processo criativo. Além disso, o próprio Kojima publicou neste mesmo dia, em sua conta no Twitter, uma foto em que aparece segurando a cápsula ao lado da atriz Ashley Johnson, que também é vista na imagem viralizada.

A cápsula é um item colecionável que acompanha uma edição especial do jogo Death Stranding, que também será lançada em novembro de 2019, segundo notícia publicada no blog oficial do console PlayStation.

Em resumo, as publicações que identificam o artigo como uma incubadora para um feto abortado são falsas. Na verdade, a cápsula é um item colecionável. 

*Uma vez instalada a extensão InVid nos navegadores Chrome ou Firefox, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e o menu exibido permite pesquisar a foto em diversos motores de busca.