
Não, a Avenida Paulista não fechou no último domingo em uma manifestação contra o PT e a favor de Bolsonaro
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 25 de outubro de 2018 às 17:50
- Atualizado em 25 de outubro de 2018 às 22:40
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.


“Avenida Paulista fechada de ponta à ponta! Milhares contra o PT e a favor de Bolsonaro”, diz uma das publicações. Outra publicação de domingo diz mostrar a “Avenida Paulista nesse momento”. Usuários comentam: “Bolsonaro 17 e essa multidão foi de graça. O gigante acordou, PT nunca mais”.
A imagem está fora de contexto. Na verdade é do dia 13 de março de 2016, quando ocorreu uma jornada de manifestação contra a presidente Dilma Rousseff (2011-2016), pedindo seu impeachment. É uma versão alterada de uma foto que circula na internet desde então, da principal via da capital do estado de São Paulo, lotada de manifestantes. A manipulação retirou a parte inferior da fotografia, para que o pato amarelo, símbolo emblemático daquela onda de protestos contra a petista, não fosse identificado.
A aglomeração foi considerada na época como o maior protesto da história do país. Contatado pela AFP, o fotógrafo Daniel Teixeira esclareceu a situação. A foto é de sua autoria e foi feita, para o Estadão, em um helicóptero. A equipe de checagem da AFP teve acesso ao arquivo original da foto e extraiu seus metadados: foi tirada às 16:40 no dia 13 de março de 2016.

O fotógrafo da AFP Miguel Schincariol também reportou a ocasião em março de 2016, embora sua foto tenha sido tirada de outro ângulo.

A AFP já desmentiu diversas postagens que falsamente alegam retratar manifestações a favor de Bolsonaro, e outras que equivocadamente desmentem protestos contra o candidato, durante a campanha presidencial das eleições de outubro de 2018.