Não, estes vídeos não são de multidões apoiando Bolsonaro
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de setembro de 2018 às 21:04
- Atualizado em 19 de setembro de 2018 às 22:32
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Ato em Campinas pela saúde de Bolsonaro
Publicado na última sexta-feira, 14 de setembro, um vídeo supostamente mostrando uma manifestação em Campinas em prol da saúde de Bolsonaro, que sofreu um atentado com faca no dia 6 de setembro, foi assistido quase 5 milhões de vezes. Outra versão afirma que o evento a favor do candidato do Partido Social Liberal (PSL) ocorreu em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.
A gravação, na verdade, foi realizada durante uma partida entre Brasil e Sérvia na Copa do Mundo 2018 na Rússia. Torcedores compareceram em massa ao Largo do Rosário, em Campinas, para assistir o jogo da seleção brasileira no dia 27 de junho de 2018.
Um milhão de pessoas em Brasília
"Um milhão de pessoas faz coro de arrepiar e pede Bolsonaro na presidência”, afirma a descrição do outro vídeo, que teve mais de um milhão de visualizações e aproximadamente 75 mil compartilhamentos no Facebook em pouco mais de um dia. Uma usuária comentou: “Estamos voltando a nos lembrar do que é SER BRASILEIRO! Estamos recuperando o nosso Patriotismo, o nosso aaaaamor pelo País! Que lindo, Brasil! #Bolsonaro17”.
A versão original desse vídeo foi feita em 2015 em Brasília, capital federal, e mostra um ato pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (2011-2016, PT). Na gravação, é possível ver um cartaz com a inscrição “Fora Dilma”.
O autor do vídeo, Mairon Oliveira, foi contatado e afirmou: "Isso foi em 2015 na manifestação 'Fora Dilma'. Não tem nada a ver com o Bolsonaro".
Cerca de 1,5 milhão de brasileiros protestaram naquele domingo, 15 de março de 2015, de forma pacífica, em pelo menos 74 cidades, contra a presidente Dilma Rousseff, que enfrentava um complexo coquetel de tensão social, política e econômica.
Segundo reportou a Folha de S.Paulo, a Polícia Militar do Distrito Federal estimou que a manifestação naquele dia reuniu 40 mil pessoas, 100 mil segundo os organizadores, número por outra parte bastante inferior ao descrito no vídeo com a falsa alegação.