Na realidade, esta foto do ex-presidente Lula foi tirada no Tocantins em 2008 e ele não estava caído

Uma fotografia do ex-presidente Lula está sendo compartilhada centenas de vezes em postagens nas redes sociais desde 31 de agosto de 2019. A publicação afirma que a imagem foi feita durante o Fórum de Davos, em 2003, e que o político petista estaria bêbado, urinado e teria caído na grama. No entanto, a foto foi feita em 2008, no momento em que ele passava por baixo de uma cerca de ferro durante uma visita ao Tocantins.

“Lula Bêbado, Mijado, caindo na grama Em Davos, durante o Forum Janeiro 2003. Os assessores e seguranças tiveram o maior trabalho ao levá-lo ao hotel para curar o porre. Ele queria ficar fazendo palhaçada [sic], diz o texto que acompanha a fotografia (1, 2), que, em alguns casos, tem legendas como: “‘LULA SIM! ÉRA UM PRESIDENTE Á ALTURA DO BRASIL’ Emmanuel Macron”, “Esta é a revolta dos Pt, nosso presidente não tem ok eles acusarem... isso a GLOBO NÃO MOSTRA” e “BANDIDO, BÊBADO E MIJADO”.

Captura de tela feita em 2 de setembro de 2019 do vídeo publicado no canal do YouTube da Folha de S. Paulo

Por meio do mecanismo de busca reversa*, a equipe de verificação da AFP encontrou um vídeo publicado em 6 de maio de 2011 pelo jornal Folha de S. Paulo em seu canal no YouTube. Nele, o fotógrafo Alan Marques apresenta o livro que iria lançar - “Nunca Antes: Uma Viagem Em 88 Fotos Pela Era Lula” - e no qual aparecia a foto agora viralizada.

Com o crédito da foto a Alan Marques, o AFP Checamos acessou o banco de imagens da Folha, FolhaPress, onde encontrou a fotografia em sua data e local originais.

Na descrição da imagem é possível confirmar onde e quando o ex-presidente pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) foi fotografado: passando por baixo de uma cerca de ferro na inauguração de uma barragem perto da cidade de Dianópolis, no Tocantins, em 11 de março de 2008.

Captura de tela feita em 2 de setembro de 2019 mostra a fotografia feita por Alan Marques em sua data e local originais

Em 10 de março de 2008, um dia antes da fotografia ser tirada, uma matéria publicada pela Secretaria de Comunicação do governo do Tocantins confirmou a agenda do ex-presidente que incluía, entre outros compromissos, uma ida à barragem: “A Presidência da República confirmou, na tarde desta segunda-feira, 10, a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Dianópolis, Sudeste do Estado, para a inauguração do projeto de irrigação Manuel Alves”.

O AFP Checamos já havia verificado anteriormente uma foto do ex-presidente Lula supostamente bêbado e urinado em Davos. Assim como neste caso, o contexto e a informação eram falsos.

Em resumo, Lula não estava caindo na grama durante o Fórum Econômico Mundial de Davos em 2003. Na verdade, a foto feita por Alan Marques mostrava o então presidente durante a inauguração de uma barragem no Tocantins em 2008.

*Uma vez instalada a extensão InVid no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

AFP Brasil