Não, esta imagem não mostra Lula bêbado durante evento em Davos em 2003
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 18 de março de 2019 às 20:07
- Atualizado em 18 de março de 2019 às 20:29
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Quando criticarem o mito, esfreguem essa foto… reativa a memória!”, diz a mensagem que acompanha a publicação (1) em referência às críticas feitas ao discurso de abertura do atual presidente, Jair Bolsonaro, no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, este ano.
A publicação, compartilhada quase 20 mil vezes, supostamente mostra Lula da Silva em janeiro de 2003, em Davos, dias depois de começar seu primeiro mandato, onde teria estado bêbado e urinado. Além disso, alega que Dilma Rousseff, nesta época sua ministra de Minas e Energia, estaria envergonhada da situação.
A equipe de checagem da AFP constatou que a imagem original foi publicada no jornal Folha de S. Paulo em 18 de fevereiro de 2009, e feita em Brasília por Wilson Dias da Agência Brasil.
A foto mostra uma brincadeira do ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) com uma plateia de crianças durante uma entrega do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social em 17 de fevereiro de 2009.
No evento, o fotógrafo Dida Sampaio, da Agência Estado, fez a mesma imagem mais aproximada. Nesta outra foto é possível ver Lula e Dilma na premiação usando as mesmas roupas que aparecem na imagem viralizada.
Além disso, tratava-se já do segundo mandato de Lula, quando Dilma era sua ministra da Casa Civil. Na fotografia original também aparece a então primeira-dama Marisa Letícia, falecida em fevereiro de 2017.
A Agência Estado falou, inclusive, sobre a descontração de Lula no evento: “Ao participar, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de entrega de Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, a expressão sisuda da ministra Dilma, roendo unhas, demonstrando preocupação, contrastava com o ar de descontração total do presidente, que chegou a brincar com as crianças, colocando as duas mãos nos olhos, fazendo careta para elas”.
Lula efetivamente compareceu em janeiro de 2003 no Fórum Econômico Mundial em Davos, mas a imagem viralizada não era deste momento.
Em resumo, a foto com a careta feita por Lula realmente foi tirada, mas durante uma premiação em Brasília em 2009 e não no Fórum Econômico em Davos seis anos antes. Além disso, nada indica que o então presidente estivesse bêbado ou urinado, como apontavam as publicações.