Não, esta imagem não mostra Lula bêbado durante evento em Davos em 2003

Uma publicação compartilhada quase 20 mil vezes nas redes sociais junto com uma foto alega que o ex-presidente Lula estava bêbado e se urinou durante a sua participação em um evento em Davos em 2003. Mas, na realidade, a foto em questão foi tirada em 2009 no Brasil.

“Quando criticarem o mito, esfreguem essa foto… reativa a memória!”, diz a mensagem que acompanha a publicação (1) em referência às críticas feitas ao discurso de abertura do atual presidente, Jair Bolsonaro, no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, este ano.

Captura de tela feita em 15 de março de 2019 mostra a edição do jornal Folha de S.Paulo
 

A publicação, compartilhada quase 20 mil vezes, supostamente mostra Lula da  Silva em janeiro de 2003, em Davos, dias depois de começar seu primeiro mandato, onde teria estado bêbado e urinado. Além disso, alega que Dilma Rousseff, nesta época sua ministra de Minas e Energia, estaria envergonhada da situação.

A equipe de checagem da AFP constatou que a imagem original foi publicada no jornal Folha de S. Paulo em 18 de fevereiro de 2009, e feita em Brasília por Wilson Dias da Agência Brasil.

A foto mostra uma brincadeira do ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) com uma plateia de crianças durante uma entrega do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social em 17 de fevereiro de 2009.

No evento, o fotógrafo Dida Sampaio, da Agência Estado, fez a mesma imagem mais aproximada. Nesta outra foto é possível ver Lula e Dilma na premiação usando as mesmas roupas que aparecem na imagem viralizada.

Além disso, tratava-se já do segundo mandato de Lula, quando Dilma era sua ministra da Casa Civil. Na fotografia original também aparece a então primeira-dama Marisa Letícia, falecida em fevereiro de 2017.

O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso em 26 de janeiro de 2003 em Davos, no Fórum Econômico Mundial (Eric Feferberg)
 

A Agência Estado falou, inclusive, sobre a descontração de Lula no evento: “Ao participar, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de entrega de Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social, a expressão sisuda da ministra Dilma, roendo unhas, demonstrando preocupação, contrastava com o ar de descontração total do presidente, que chegou a brincar com as crianças, colocando as duas mãos nos olhos, fazendo careta para elas”.

Lula efetivamente compareceu em janeiro de 2003 no Fórum Econômico Mundial em Davos, mas a imagem viralizada não era deste momento.

Em resumo, a foto com a careta feita por Lula realmente foi tirada, mas durante uma premiação em Brasília em 2009 e não no Fórum Econômico em Davos seis anos antes. Além disso, nada indica que o então presidente estivesse bêbado ou urinado, como apontavam as publicações.

AFP Brasil