Não, o filho de Messi não estava comemorando um gol do Betis

Um vídeo que supostamente mostra Mateo, um dos três filhos do astro de futebol argentino Lionel Messi, comemorando um gol contra o Barcelona foi visualizado por mais de um milhão de usuários em redes sociais desde o final de agosto. Embora a gravação seja real, o menino estava reagindo a um ataque do time de seu pai e não a um gol do Betis, clube adversário do Barcelona neste dia.

As imagens, que começaram a circular no último dia 26 de agosto, mostram Lionel Messi acompanhado de dois de seus filhos na arquibancada oeste do Camp Nou, estádio do Barcelona, durante uma partida disputada entre a equipe catalã e o Real Betis de Sevilha em 25 de agosto de 2019. Ao lado do astro argentino e de sua família, está o atacante uruguaio Luis Suárez e um de seus filhos.

Ambos os jogadores ficaram de fora da partida por estarem lesionados. 

Captura de tela feita em 6 de setembro de 2019 mostra publicação viralizada no Facebook

Na gravação, o grupo observa a área de um dos gols e se escuta um lamento coletivo no estádio. Neste momento, Mateo, o filho mais novo de Messi, levanta os braços em sinal de comemoração e Suárez parece recriminá-lo pelo gesto.

De acordo com diversos usuários (1, 2, 3, 4) que compartilharam o vídeo, - não só em português, mas também em espanhol e inglês - as imagens mostram Mateo Messi celebrando um gol do Real Betis, adversário do Barcelona, equipe de seu pai e de Suárez. 

“Louco de iogurte, filho do Messi comemorando gol do Betis”, diz a legenda de uma das publicações, compartilhada mais de 9 mil vezes. “Filho do Messi comemorando gol do adversário hahaha!”, escreveu outro usuário, em postagem com mais de 16 mil compartilhamentos.

No entanto, as afirmações são falsas. Na verdade, as imagens foram gravadas durante um ataque do Barcelona.

Segundo um dos narradores do canal de YouTube Vida Blaugrana, que publicou o vídeo um dia depois da partida, a sequência mostra o menino comemorando um gol do Barcelona “que na verdade não foi” (tradução livre).

Horas mais tarde, os administradores do canal voltaram a explicar em uma mensagem no Twitter que “Mateo Messi não estava celebrando o gol do Betis, era a ocasião de Carles Pérez [jogador do Barcelona] que por pouco sai para fora, ele acha que entrou e por isso levanta os braços”.

A equipe de checagem da AFP verificou que as imagens realmente não foram gravadas durante nenhum dos gols marcados pelo Real Betis na partida, que terminou em 5 a 2 para o Barcelona.

Apenas o primeiro ponto do Betis foi marcado no gol norte do Camp Nou, localizado a esquerda de Messi e de seus companheiros na gravação.

Em um resumo da partida publicado no site oficial do Barcelona, é possível perceber que o barulho feito pelo público após este gol é mais prolongado do que o ouvido no vídeo viral. Ou seja, as imagens não podem corresponder a esta parte do jogo. 

Em resumo, é falso que o vídeo viralizado mostra um dos filhos do principal jogador do Barcelona, Lionel Messi, comemorando um gol contra o time de seu pai. Na verdade, o menino celebrava um ataque do Barcelona, acreditando incorretamente que a jogada havia resultado em um gol.