Na verdade, estas imagens mostram um conflito entre jovens e soldados na Colômbia
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 3 de setembro de 2019 às 22:45
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil, AFP Colômbia
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Venezuelanos pró Maduro, estão entrando no BRASIL junto com refugiados, e desafiam soldados do exército brasileiro com o intuído do revide por parte deles. Ai nas mancheres da imprensa lixo vão colocar que BOLSONARO manda exercito agredir refugiados [sic]”, diz uma das postagens, compartilhada mais de 16 mil vezes no Facebook. A alegação também circula em menor escala no Twitter.
Contudo, as imagens não foram feitas no Brasil e tampouco mostram refugiados venezuelanos.
Uma pesquisa em motores de busca por capturas de tela do vídeo viralizado leva a uma reportagem sobre um confronto entre jovens e soldados colombianos que resultou na morte de um adolescente em 27 de julho passado.
A matéria reporta a morte de Rafael Caro, de 16 anos, baleado após invadir a base militar de La Lizama, no departamento colombiano de Santander. O artigo relaciona o vídeo ao confronto entre Caro e os militares, mas não identifica o local, ou os jovens vistos na gravação.
Para confirmar estas informações, a equipe de checagem da AFP na Colômbia procurou Sergio Adrián Martínez, irmão de Caro, mencionado em diversas reportagens (1, 2) sobre o conflito.
Martínez confirmou que o jovem que aparece de boné branco no vídeo viralizado é seu irmão, Rafael Caro, e que as imagens foram gravadas em 26 de julho deste ano em La Lizama, na Colômbia. Segundo Martínez, o vídeo mostra um confronto logo depois que seu irmão e um amigo se recusaram a passar por uma revista solicitada por um dos soldados da base militar.
A morte de Caro foi registrada em nota oficial do Exército da Colômbia e em tuíte do ministro da Defesa do país.
O AFP Checamos pôde confirmar que o vídeo foi gravado próximo à região de La Lizama, na Colômbia, ao identificar um local que possui alguns dos mesmos elementos visuais vistos na gravação, em busca pela área no Google Maps.
Após a morte de Caro, um segundo vídeo - no qual é possível ver o adolescente invadindo a base militar La Lizama e sendo baleado - viralizou na Colômbia.
Em resumo, são falsas as publicações que afirmam que um vídeo, no qual dois jovens insultam e jogam pedras contra um militar, mostra venezuelanos provocando um soldado brasileiro. As imagens mostram um confronto entre jovens e soldados no departamento de Santander, na Colômbia.