A mulher vista na foto é a ministra alemã Franziska Giffey em uma atividade especial para o Dia da Mulher
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 16 de outubro de 2019 às 21:53
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Argentina, Nadia NASANOVSKY, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Na Holanda, a ministra da Saúde trabalha duas (2) horas diariamente como agente de limpeza antes de ir ao seu escritório. Gostei muito”, diz a legenda de uma das publicações, compartilhada mais de 54 mil vezes no Facebook desde 1º de setembro.
A mesma alegação aparece em diversas outras postagens no Facebook e no Twitter, além de também ter circulado em espanhol, árabe, francês e inglês.
Em uma das publicações em espanhol, contudo, um usuário fez um comentário indicando a possível falsidade da afirmação: “Não sei o que faz a ministra da Holanda, mas na imagem se vê a ministra da Família e Mulheres da Alemanha trabalhando por algumas horas para mostrar que as mulheres podem trabalhar com tudo”.
A partir desta pista, a equipe de checagem da AFP realizou uma busca reversa pela imagem no Google junto com as palavras-chave “ministra” e “Alemanha”.
Esta pesquisa permitiu localizar a foto original em um banco de imagens, no qual a mulher é efetivamente identificada como a ministra alemã Franziska Giffey e a foto creditada a Fabrizio Bensch, em um trabalho para a agência Reuters.
A foto original data do último dia 7 de março. “Ministra alemã da Família, Idosos, Mulheres e Jovens, Franziska Giffey, coleta lixeira na véspera do Dia Internacional da Mulher e participa ativamente de um circuito de eliminação de resíduos do serviço municipal BSR em Berlim, na Alemanha”, diz a legenda da foto no site da agência.
A participação da ministra neste evento foi coberta por veículos locais (1, 2) e divulgada pelo próprio Ministério da Saúde, que publicou um vídeo do momento no Facebook, com a seguinte descrição, traduzida do alemão: “Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a ministra Franziska Giffey visitou os Serviços de Limpeza de Berlim (BRS), conversou com as trabalhadoras e se juntou à atividade”.
Além disso, desde outubro de 2017, o Ministério da Saúde, Bem-Estar e Esportes da Holanda é chefiado por um homem, Hugo de Jonge.
Em resumo, é falso que a foto viralizada mostre a ministra da Saúde da Holanda realizando uma rotina diária de limpeza. Na verdade, a mulher vista na imagem é a ministra alemã Franziska Giffey, fotografada durante uma atividade realizada na véspera do Dia da Mulher de 2019 em Berlim.