Captura de tela de uma notícia disseminando as falsas fotos da presidente Kolinda (Diarioonline.com.br / AFP)

Imagens da presidente da Croácia de biquíni: tenha cuidado com as fotos falsas

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Enquanto a Croácia assegurava o segundo lugar da Copa do Mundo, supostas fotos da presidente do país eslavo, Kolinda Grabar-Kitarovic, de biquíni voltaram a circular nas redes sociais. As imagens se tornaram virais pela primeira vez em 2015 depois que Kolinda foi eleita a primeira mulher chefe de Estado do país. Estas fotos são falsas.

Captura de tela de uma busca no Google sobre a presidente croata, feita 16 de julho de 2018. (Google / AFP)

A presidente Kolinda se popularizou recentemente por motivos não relacionados à sua atividade política. Dezenas de mensagens tuitadas por usuários de todo o mundo começaram a circular imagens alegando mostrar a presidente croata em roupa de banho, na praia. No entanto, tudo isto não passa de uma confusão de identidades.

Uma busca no Google por fotos de Kolinda traz, majoritariamente, imagens de uma outra pessoa de biquíni. Na maioria das vezes, se trata da atriz americana Nicole Natalie Austin, mais conhecida como Coco Austin. Meios de comunicação como, por exemplo, o Washington Post, já reportaram o fato. A foto mais circulada mostra Austin usando um biquíni de flores e foi tirada em dezembro de 2009 em uma praia de Miami. Outras, do mesmo dia, mostram a atriz com seu marido, o músico Ice-T.

Muitas imagens de Coco Austin são espalhadas por pessoas que as confundem como sendo  da presidente Kolinda, como nesta publicação no Facebook, compartilhada mais de 25 mil vezes este mês. Em sua maioria são fotos antigas da atriz, como pode ser visto aqui e aqui.

Outras imagens dizem mostrar a presidente croata usando um biquíni azul na praia. Metadados mostram que a foto foi tirada em 2008 e a AFP as rastreou até uma conta pessoal do Google Photos.

Combinação de fotos que mostram a presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic (C) e a atriz estadounidense Coco Austin.

 mulher exibida abaixo é da República Tcheca e as imagens dela em roupa de praia vieram de uma conta no Google de seu marido. Antes de serem compartilhadas como imagens da presidente Kolinda, as fotos foram publicadas em distintos websites, como, por exemplo, o Imgur, e inclusive em páginas pornográficas.

Captura de tela de uma foto publicada em uma conta Google.

O marido desta mulher, que é dono de uma loja de eletrodomésticos em Praga, disse à AFP que o casal contactou um advogado para solucionar o uso indevido das fotos. O casal não quis fazer nenhuma declaração adicional à AFP.

Outras imagens de mulheres semelhantes à Kolinda foram compartilhadas no mesmo contexto. É impossível revisar todas elas, por isso é necessário ser cuidadoso ao encontrar este tipo de material na internet.