Não, depois da Copa a Torre Eiffel não foi iluminada com as cores da Croácia
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 17 de julho de 2018 às 20:11
- Atualizado em 17 de julho de 2018 às 22:35
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
A campanha histórica da Croácia na Copa do Mundo 2018 teria merecido uma homenagem do presidente francês Emmanuel Macron, segundo usuários das redes sociais.
Na verdade, a imagem circulada na internet nos últimos dias está fora de contexto. Trata-se de uma montagem fotográfica feita em junho de 2016, no contexto da Copa da Europa. Fez parte de uma competição realizada pela companhia telefonica Orange, uma das patrocinadoras do torneio, que ofereceu iluminar o ícone arquitetônico francês com as cores da flâmula do país cuja torcida fosse a mais ativa e organizada nas redes sociais.
No entanto, os fãs da Croácia não conseguiram ganhar a disputa e os torcedores da Turquia acabaram vencendo. A imagem da Torre Eiffel com os quadrados brancos e vermelhos croatas não passa de uma foto produzida digitalmente para incentivar ao público croata.
Ainda que seja unânime que o time liderado por Luka Modrić teve um desempenho histórico na Copa da Rússia-2018, a emblemática torre do Campo de Marte em Paris depois do torneio iluminou-se com a cor da seleção campeã, que se impôs no gramado com uma vitória de 4 a 2.