Imagem de Tom Hanks junto com “Wilson” em hospital é montagem; a foto do ator foi registrada em 2015

Uma foto do ator Tom Hanks segurando uma bola de vôlei foi compartilhada mais de 23 mil vezes nas redes sociais desde 12 de março de 2020 com a alegação de que ele havia sido presenteado pela equipe de um hospital na Austrália, onde se encontra em quarentena após ser infectado com o novo coronavírus, como uma homenagem ao seu personagem Chuck Noland, do filme “Náufrago”. Esta alegação é, entretanto, falsa. A imagem foi manipulada digitalmente usando a captura de tela de um vídeo do ator e a foto de uma ala de hospital.

“E o pessoal do Hospital que deu um Wilson pra fazer companhia pro Tom Hanks na quarentena. Melhores pessoas <3 [sic], diz a legenda que acompanha a imagem nas postagens, compartilhadas 23,6 mil vezes no Facebook (1, 2), que também viralizaram no Twitter (1) e no Instagram (1) desde 12 de março de 2020.

Captura de tela feita em 13 de março de 2020 no Twitter

Apesar do alto número de compartilhamentos, alguns usuários demonstraram desconfiança e apontaram, inclusive, que se tratava de uma montagem: “Isso tá com cara de ser uma montagem das mais tosca. Hahahhaha [sic], “Montagem mal feita. Essa foto é super antiga. Recortaram e colaram ela dentro de uma sala de hospital” e “Vi que ele estava muito jovem na foto e fui ver se era verdade... E é fake”, foram alguns deles.

Esta foto de Tom Hanks com alegações semelhantes também viralizou nas redes sociais em outros idiomas, como inglês (1), chinês (1) e espanhol (1).

O ator de Hollywood Tom Hanks e sua esposa, Rita Wilson, estão sendo tratados no Hospital Universitário de Gold Coast, na Austrália, após terem sido diagnosticados com a Covid-19, como reportado pela AFP.

Montagem

A alegação é, no entanto, falsa. A composição de imagens foi criada usando a captura de tela de um vídeo de 2015 de Tom Hanks e a fotografia da ala de um hospital.

Uma busca reversa pela imagem no Google levou a esta gravação, publicada na conta oficial do Instagram do time de hóquei New York Rangers em 6 de fevereiro de 2015.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ICYMI at the #NYR game last night Tom Hanks and Wilson were finally reunited! #BFF

Uma publicação compartilhada por New York Rangers (@nyrangers) em

Na sequência, Hanks cumprimenta a câmera antes de receber a bola de vôlei idêntica à que seu personagem Chuck Noland “fica amigo” e nomeia Wilson no filme “Náufrago” (2000).

A seguir pode-se conferir uma comparação entre a imagem viralizada nas redes sociais, à esquerda, e uma captura de tela feita do vídeo publicado no Instagram da equipe de hóquei New York Rangers:

Comparação da imagem viralizada de Tom Hanks (esquerda) com o vídeo original

Buscas reversas feitas posteriormente levaram à fotografia original da ala hospitalar, vista nesta matéria feita pela BBC e publicada em 31 de janeiro de 2020.

No artigo intitulado “Austrália coronavírus: evacuados criticam plano de quarenta da Ilha Christmas”, em tradução livre, há o crédito da foto à EPA, European Pressphoto Agency.

Neste link é possível conferir a legenda da fotografia, assim como a data em que ela foi tirada: “Foto cedida pelo Departamento de Assuntos Internos da Austrália mostra uma instalação médica no Centro de Detenção North West Point, na Ilha Christmas, território australiano no Oceano Índico, em 30 de Janeiro de 2020”.

Abaixo há uma segunda comparação, desta vez da foto viralizada de Tom Hanks, à esquerda, e da fotografia registrada pela agência EPA da ala hospitalar, com os pontos correspondentes circulados em vermelho pela AFP:

Comparação da imagem viralizada de Tom Hanks no hospital (esquerda) com a foto do banco de imagens

Em inglês, alguns usuários indicaram que a origem da imagem viralizada é este artigo satírico publicado pelo site “Betoota Advocate”. A companhia é descrita como um site satírico neste texto publicado pela emissora australiana ABC em 22 de novembro de 2019.

Em resumo, é falso que funcionários de um hospital da Austrália tenham dado de presente a Tom Hanks a bola de vôlei Wilson, em homenagem ao seu famoso personagem do filme “Náufrago”, enquanto ele cumpre a quarentena. Trata-se de uma montagem feita com a imagem do ator durante um jogo de hóquei em 2015 e a fotografia de uma ala hospitalar registrada pela agência EPA.

AFP Australia
AFP Brasil