A foto de Geraldo Alckmin atingido por café, e não ovos, é de 2012 em Campinas

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Uma foto do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin voltou a ser compartilhada nas redes sociais em dezembro de 2021 com a alegação de que mostra o político sendo recebido em Jundiaí (SP) com uma “chuva de ovos”. O episódio, no entanto, ocorreu em 2012 em Campinas, após Alckmin ser atingido no rosto com café, não com ovos.

“Oficialmente candidato a Vice de *LULA*, Alckmin é recebido com CHUVA DE OVOS em Jundiaí”, diz uma das publicações no Facebook (1) junto à foto que também circulou no Twitter (1, 2, 3) e Instagram (1, 2). Alguns usuários detalham que o momento aconteceu no último 13 de dezembro (1, 2).

A imagem junto à alegação de que o episódio teria ocorrido em Jundiaí (SP) e com uma “chuva de ovos” circula desde, pelo menos, 2017.

Captura de tela feita em 21 de dezembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Alckmin foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 até abril de 2018, quando renunciou ao cargo para concorrer à Presidência da República.

Em 15 de dezembro de 2021, ele se desfiliou do PSDB, partido ao qual esteve ligado nas últimas três décadas. As publicações a respeito da “chuva de ovos” voltaram a circular em meio a comentários na imprensa (1, 2, 3) e nas redes sociais (1, 2, 3) sobre a sua eventual integração à chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

Uma busca reversa pela imagem viralizada no Google levou a uma reportagem de 2012 do veículo G1 intitulada: “Mulher joga café no rosto de Alckmin durante caminhada em Campinas”. No site, o registro aparece creditado à agência e banco de imagens FotoArena.

Uma busca no acervo da FotoArena com os termos “Alckmin”, “café” e “Campinas” localizou o registro original. De acordo com a legenda, a fotografia foi feita em 14 de outubro de 2012. “Mulher joga copo de café no Governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), quando ele fazia campanha para o candidato a prefeitura de Campinas Jonas Donizette, na Av.Suassuna no bairro Ouro Verde em Campinas”, acrescenta o texto que acompanha a foto no banco de imagens.

Em algumas das postagens viralizadas (1, 2), também é possível ver que Alckmin exibia um adesivo amarelo em sua camisa. Na fotografia completa publicada na FotoArena, é possível ver que a etiqueta trazia o número 40, do candidato à prefeitura de Campinas Jonas Donizette pelo partido PSB. Donizette foi eleito prefeito da cidade paulista em 2012, e matérias da imprensa à época também mostram que o então candidato usava o mesmo adesivo (1, 2).

Uma busca pelos termos “Alckmin”, “ovos” e “Jundiaí” levou a registros de abril de 2016 sobre um episódio em que um homem em Jundiaí teria, de fato, tentado atirar ovos no então governador de São Paulo (1, 2). Entretanto, os ovos não chegaram a atingir Alckmin, como mostra este registro em vídeo.

Eleições 2022