Imagens de comemoração no Chile foram gravadas em 2019, não após vitória de Gabriel Boric
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 17:41
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A festa do povo chileno!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3), Instagram e Twitter no dia em que o ex-líder estudantil Gabriel Boric derrotou o advogado José Antonio Kast.
Uma busca reversa no Google por fragmentos da gravação mostra, no entanto, que o vídeo não é atual.
As mesmas imagens foram publicadas em 14 de dezembro de 2019 pela conta oficial do grupo musical chileno Inti-Illimani no YouTube.
Um dia antes, em 13 de dezembro de 2019, a banda havia participado de um show que marcou as oito semanas desde o início de uma onda de protestos que pedia mudanças em diversas estruturas do país herdadas da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).
Imagens do espetáculo foram divulgadas por múltiplos veículos locais (1, 2, 3). Uma análise desses registros permite identificar a mesma disposição de bandeiras e os mesmos prédios vistos no vídeo compartilhado nas redes. De fato, em algumas versões do conteúdo viralizado é possível ver a data “13 de diciembre 2019” no canto superior esquerdo da imagem.
O show também foi reportado pela AFP, que escreveu, na época: “Com shows das bandas locais Inti-Illimani, lendário grupo de música folclórica, e dos Los Bunkers, formação de rock que volta aos palcos após cinco anos de silêncio, os chilenos continuam sua luta por maior igualdade e rejeição às ações do governo de direita de Sebastián Piñera, desde 18 de outubro, quando eclodiram os protestos”.
Como consequência dessas manifestações, o Chile aprovou a formação de uma Assembleia Constituinte, que começou a se reunir em julho de 2021 para redigir uma nova Constituição para o país.
Embora o vídeo compartilhado nas redes não tenha sido gravado após a vitória de Gabriel Boric, muitos chilenos foram, sim, às ruas comemorar o resultado do pleito do último dia 19 de dezembro.
Abaixo, uma foto que efetivamente mostra um desses momentos, feita pela AFP em Santiago: