Imagens de comemoração no Chile foram gravadas em 2019, não após vitória de Gabriel Boric

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 17:41
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo em que uma multidão entoa a canção de protesto chilena “El pueblo unido jamás será vencido” (O povo unido jamais será vencido) foi visualizado milhares de vezes em redes sociais desde 19 de dezembro de 2021, logo após ser anunciada a vitória de Gabriel Boric na eleição presidencial do Chile, em alusão “à festa do povo” no país. Essas imagens não são, contudo, atuais. O registro foi feito em dezembro de 2019, durante um espetáculo em apoio à onda de protestos que dominava o Chile naquele momento, pedindo mudanças nos sistemas de saúde e previdência e uma nova Constituição. 

A festa do povo chileno!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3), Instagram e Twitter no dia em que o ex-líder estudantil Gabriel Boric derrotou o advogado José Antonio Kast. 

Image
Captura de tela feita em 21 de dezembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Uma busca reversa no Google por fragmentos da gravação mostra, no entanto, que o vídeo não é atual. 

As mesmas imagens foram publicadas em 14 de dezembro de 2019 pela conta oficial do grupo musical chileno Inti-Illimani no YouTube.

Um dia antes, em 13 de dezembro de 2019, a banda havia participado de um show que marcou as oito semanas desde o início de uma onda de protestos que pedia mudanças em diversas estruturas do país herdadas da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Imagens do espetáculo foram divulgadas por múltiplos veículos locais (1, 2, 3). Uma análise desses registros permite identificar a mesma disposição de bandeiras e os mesmos prédios vistos no vídeo compartilhado nas redes. De fato, em algumas versões do conteúdo viralizado é possível ver a data “13 de diciembre 2019” no canto superior esquerdo da imagem. 

O show também foi reportado pela AFP, que escreveu, na época: “Com shows das bandas locais Inti-Illimani, lendário grupo de música folclórica, e dos Los Bunkers, formação de rock que volta aos palcos após cinco anos de silêncio, os chilenos continuam sua luta por maior igualdade e rejeição às ações do governo de direita de Sebastián Piñera, desde 18 de outubro, quando eclodiram os protestos”

Como consequência dessas manifestações, o Chile aprovou a formação de uma Assembleia Constituinte, que começou a se reunir em julho de 2021 para redigir uma nova Constituição para o país. 

Embora o vídeo compartilhado nas redes não tenha sido gravado após a vitória de Gabriel Boric, muitos chilenos foram, sim, às ruas comemorar o resultado do pleito do último dia 19 de dezembro.

Abaixo, uma foto que efetivamente mostra um desses momentos, feita pela AFP em Santiago:

Image
Apoiadores do presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, comemoram o resultado da eleição em 19 de dezembro de 2021, em Santiago ( AFP / JAVIER TORRES)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco