Um vídeo de torcedores em 2019 circula vinculado a protestos contra o confinamento na Áustria

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

A gravação de um suposto protesto contra “o bloqueio para os não vacinados” na Áustria foi reproduzido por milhares de usuários nas redes sociais desde o último dia 17 de novembro, após as autoridades austríacas anunciarem o confinamento dos não vacinados contra a covid-19. Embora realmente tenham ocorrido protestos nesse país europeu devido à decisão do governo, o vídeo viral foi gravado em 2019 e mostrava torcedores alemães na cidade de Graz, na Áustria, antes de uma partida com um time local.

“Áustria depois do bloqueio / passaporte” e “Áustria depois do bloqueio aos Não Vacinados! O povo nas ruas!!”, dizem algumas das legendas que acompanharam o vídeo em publicações compartilhadas dezenas de vezes no Facebook (1, 2) e no Twitter (1, 2, 3).

Captura de tela feita em 18 de novembro de 2021 de uma publicação no Twitter ( . / )

Uma busca reversa pelos fragmentos do vídeo levou a resultados da mesma sequência publicada no YouTube e intitulada “Borussia Mönchengladbach Ultras/Hooligans in Graz (2019)”.

Segundo a legenda deste vídeo, publicado no mesmo ano, os supostos manifestantes eram torcedores do clube alemão Borussia Mönchengladbach a caminho do estádio Graz Liebenau, na cidade austríaca de Graz, onde seu time enfrentaria o Wolfsberger AC em uma partida da fase de grupos da Liga Europa.

A marcha dos torcedores alemães ao estádio ficou imortalizada nestas imagens, da agência Imago. Nelas, é possível observar as mesmas decorações natalinas que aparecem no vídeo viralizado.

Os protestos em Viena

O chanceler austríaco, Alexander Schallenberg, anunciou em 14 de novembro de 2021 um confinamento para os cidadãos não vacinados ou que não estejam imunizados após terem contraído a covid-19. A medida entrou em vigor no dia seguinte. Os afetados não poderão sair de seus domicílios salvo para fazer compras, praticar atividades físicas ou ir ao médico.

Após o anúncio do chanceler, centenas de pessoas protestaram contra as medidas em frente à sede da Chancelaria, em Viena.

Em 13 de novembro, o país registrou mais de 13 mil novos casos de covid-19, o maior número de contágios em um dia desde o começo da pandemia.

Na Áustria, 66% da população estava com o esquema vacinal completo contra a covid-19 até este 18 de novembro de 2021, um percentual distante do atingido por outros países europeus como a Espanha, onde mais de 79% da população foi imunizada, ou a França, com quase 75% na mesma data.

COVID-19