A gravação da perfuração de um poço artesiano em Caicó, no Rio Grande do Norte, circula desde 2015
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 2 de julho de 2021 às 18:29
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O EXÉRCITO BRASILEIRO ENCONTROU ÁGUA EM CAICÓ RN ZONA MAIS SECA DO NORDESTE ABASTECERA 3.000 FAMILIAS VAMOS DIVULGAR PORQUE A MIDIA LIXO NÃO FAZ”, diz a legenda do vídeo, que registra mais de 59 mil compartilhamentos no Facebook desde junho de 2019 (1, 2), mas que voltou a circular em junho de 2021 (1, 2).
Visualizado mais de 707 mil vezes desde então, esse conteúdo também foi encontrado no Instagram (1, 2) e no Twitter (1, 2, 3).
O vídeo voltou a circular nas redes depois que o presidente Jair Bolsonaro visitou o município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, no último dia 24 de junho.
Poço artesiano em Caicó, mas em 2015
Uma pesquisa no Google pelos termos “perfuração + poço artesiano + Caicó” levou a este vídeo, publicado no YouTube em 22 de setembro de 2015, o mesmo que viralizou nas redes sociais em 2019 e 2021, atribuindo a ação ao governo Bolsonaro.
Em 2015, contudo, quem estava na Presidência do Brasil era Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Em março de 2019, quando as primeiras versões da alegação eram compartilhadas nas redes sociais, o AFP Checamos verificou uma fotografia acompanhada da afirmação de que o Exército havia conseguido encontrar água “ontem” ao perfurar um poço em Caicó.
Na época, uma busca reversa no Google pela imagem viralizada levou a uma publicação feita em 22 de setembro de 2015 na página no Facebook do então prefeito de Caicó Roberto Germano, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), mas cujo link não está mais disponível.
A legenda da imagem, que pode ser vista aqui ampliada, dizia: “Hoje o simples fato de ver água jorrando das profundezas nos deixa ‘emocionado’. Tive essa sensação ao presenciar este momento na manhã de hoje no Complexo de Creches da Zona Norte, onde funcionava o antigo Hospital Milton Marinho. Este poço faz parte de um trabalho de estágio do 1º BEC [Batalhão de Engenharia de Construção] e já serve para mostrar que a perfuração de poços proposta pela Prefeitura de Caicó que será executada em parceria com o Exército vai funcionar bem, pois temos muita água em nosso subsolo”.
Diversos sites (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8) replicaram a notícia da perfuração do poço artesiano nessa localidade que costuma sofrer com a seca em consequência da falta de chuvas.
Os poços foram abertos na zona urbana da cidade de Caicó na presença do então prefeito Roberto Germano e de moradores, e faziam parte das ações para minimizar os problemas de falta d’água.
Conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa e pelo Aos Fatos.