Não, esta fotografia não mostra um poço artesiano em Caicó (RN) em 2019
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 29 de março de 2019 às 13:47
- Atualizado em 29 de março de 2019 às 14:47
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
"O Exército Brasileiro conseguiu, ontem, encontrar água ao perfurar um poço em Caicó, no nordeste. A água jorrou com força e foi encontrada em um terreno onde atualmente funciona um complexo de creches cujo abastecimento hídrico é feito por caminhão pipa. Alguém viu isso na televisão ou no jornal?", diz a legenda da publicação no Facebook.
O capitão do Exército na reserva e presidente, Jair Bolsonaro, assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2019 com um discurso de admiração ao período de ditadura militar vivido no Brasil (1964-1985). Além disso, eles têm grande peso em seu governo, inclusive liderando ministérios.
A equipe de checagem da AFP no Brasil constatou que, apesar da foto ser verdadeira, bem como a sua localidade e o tipo de ação feita pelo Exército, a data está incorreta, pois foi tirada em 22 de setembro de 2015, durante o governo de Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores (PT), e não em março deste ano.
Na página do Facebook do então prefeito de Caicó Roberto Germano, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB, hoje MDB), ele comemora o fato com a seguinte legenda: “Hoje o simples fato de ver água jorrando das profundezas nos deixa emocionados. Tive essa sensação ao presenciar este momento na manhã de hoje no Complexo de Creches da Zona Norte, onde funcionava o antigo Hospital Milton Marinho. Este poço faz parte de um trabalho de estágio do 1º BEC e já serve para mostrar que a perfuração de poços proposta pela Prefeitura de Caicó que será executada em parceria com o Exército vai funcionar bem, pois temos muita água em nosso subsolo”.
Entre as imagens postadas está a que aparece na publicação viralizada, mas com a data de 22 de setembro de 2015.
A página Caicó Digital, por exemplo, publicou também em 22 de setembro de 2015 a mesma foto postada por Roberto Germano com a descrição: "Na pior estiagem do Rio Grande do Norte em, pelo menos, 100 anos, as imagens acima têm uma representatividade muito forte. Um poço perfurado no antigo Hospital Milton Marinho pelo Exército em Caicó jorra água das profundezas trazendo emoção em um belo registro".
Este vídeo, por sua vez, mostra o momento da perfuração esse dia. E outros sites (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8) replicaram a notícia.
A perfuração dos dois poços foi feita na Zona Urbana da cidade de Caicó/RN, na presença do então prefeito Roberto Germano e de moradores. Estes poços faziam parte das ações para minimizar os problemas de falta d'água.
Esta operação foi realizada a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caicó e o Exército Brasileiro através do 1° Batalhão de Engenharia de Construção (BEC).
Em suma, mesmo que a imagem veiculada seja verdadeira, bem como a ação do Exército e a localidade onde esta foi realizada, sua data não está correta, levando o usuário a uma interpretação equivocada.