Este vídeo na verdade mostra um gol marcado pelo jogador suíço Dimitri Oberlin

Uma publicação que supostamente mostra o ex-velocista jamaicano Usain Bolt marcando um gol foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais. No entanto, isto é falso. Embora Bolt realmente tenha marcado gols em duas ocasiões durante uma breve passagem por uma equipe profissional de futebol na Austrália, o vídeo corresponde a um gol do suíço Dimitri Oberlin em uma partida do Basel na Liga dos Campeões de 2017.

“Com vocês o gol de Usain Bolt pelo Basel. Sério, isso é desumano”, diz um usuário do Twitter, que publicou o vídeo em 8 de agosto de 2019. As imagens, que também circulam no Facebook e YouTube, mostram uma ação na qual um jogador de futebol, usando um uniforme azul e vermelho, percorre um campo em grande velocidade para receber um passe e marcar um gol.

Captura de tela feita em 25 de setembro de 2019 de uma publicação no Facebook

De acordo com o usuário, trata-se de Usain Bolt, dono do recorde mundial nos 100 metros rasos.

As imagens, apresentadas como um gol do jamaicano, também circulam em inglês e espanhol. Entretanto, isto é falso.

Um dos 10 milhões de usuários do Twitter que viu as imagens publicou um link para um vídeo no YouTube no qual pode-se ver a mesma jogada. Nesta sequência, o narrador apresenta o jogador que marca o gol como “Oberlin”. Além disso, uma aproximação permite ver que as costas de sua camisa levam o número 19 e o sobrenome Oberlin.

Segundo este vídeo do YouTube, a jogada corresponde a um gol marcado por Dimitri Oberlin, do Basel da Suíça, contra a equipe portuguesa Benfica em 27 de setembro de 2017.

Efetivamente, em 27 de setembro de 2017 o atacante marcou dois gols em uma partida pela Liga dos Campeões da Europa, na qual seu time derrotou por 5 a 0 a equipe de Portugal. O primeiro gol, feito aos 20 minutos do primeiro tempo, é o que aparece na gravação viralizada, segundo o site oficial da Uefa.

Oberlin joga desde o verão passado - no Hemisfério Norte - no SV Zulte Waregem, da primeira divisão da Bélgica.

Embora este vídeo não mostre o ex-velocista Usain Bolt marcando um gol, o vencedor de oito medalhas de ouro olímpicas realmente vestiu as cores de dois times de futebol após se aposentar do atletismo, em agosto de 2017.

Bolt treinou com o Borussia Dortmund, da Alemanha, em março de 2018, e em agosto do mesmo ano se juntou aos Central Coast Mariners da Austrália, onde, inclusive, marcou dois gols em um amistoso. O jamaicano, contudo, abandonou o time sem chegar a estrear em um jogo oficial e anunciou a sua aposentadoria como jogador de futebol em janeiro de 2019.

Em resumo, é falso que este vídeo mostre Usain Bolt marcando um gol. Na realidade, as imagens correspondem a um gol marcado pelo jogador Dimitri Oberlin, do Basel da Suíça, na Liga dos Campeões da temporada 2017/2018.