Este vídeo na verdade mostra um gol marcado pelo jogador suíço Dimitri Oberlin
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 26 de setembro de 2019 às 18:30
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Colômbia, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Com vocês o gol de Usain Bolt pelo Basel. Sério, isso é desumano”, diz um usuário do Twitter, que publicou o vídeo em 8 de agosto de 2019. As imagens, que também circulam no Facebook e YouTube, mostram uma ação na qual um jogador de futebol, usando um uniforme azul e vermelho, percorre um campo em grande velocidade para receber um passe e marcar um gol.
De acordo com o usuário, trata-se de Usain Bolt, dono do recorde mundial nos 100 metros rasos.
As imagens, apresentadas como um gol do jamaicano, também circulam em inglês e espanhol. Entretanto, isto é falso.
Um dos 10 milhões de usuários do Twitter que viu as imagens publicou um link para um vídeo no YouTube no qual pode-se ver a mesma jogada. Nesta sequência, o narrador apresenta o jogador que marca o gol como “Oberlin”. Além disso, uma aproximação permite ver que as costas de sua camisa levam o número 19 e o sobrenome Oberlin.
Segundo este vídeo do YouTube, a jogada corresponde a um gol marcado por Dimitri Oberlin, do Basel da Suíça, contra a equipe portuguesa Benfica em 27 de setembro de 2017.
Efetivamente, em 27 de setembro de 2017 o atacante marcou dois gols em uma partida pela Liga dos Campeões da Europa, na qual seu time derrotou por 5 a 0 a equipe de Portugal. O primeiro gol, feito aos 20 minutos do primeiro tempo, é o que aparece na gravação viralizada, segundo o site oficial da Uefa.
Oberlin joga desde o verão passado - no Hemisfério Norte - no SV Zulte Waregem, da primeira divisão da Bélgica.
Embora este vídeo não mostre o ex-velocista Usain Bolt marcando um gol, o vencedor de oito medalhas de ouro olímpicas realmente vestiu as cores de dois times de futebol após se aposentar do atletismo, em agosto de 2017.
Bolt treinou com o Borussia Dortmund, da Alemanha, em março de 2018, e em agosto do mesmo ano se juntou aos Central Coast Mariners da Austrália, onde, inclusive, marcou dois gols em um amistoso. O jamaicano, contudo, abandonou o time sem chegar a estrear em um jogo oficial e anunciou a sua aposentadoria como jogador de futebol em janeiro de 2019.
Em resumo, é falso que este vídeo mostre Usain Bolt marcando um gol. Na realidade, as imagens correspondem a um gol marcado pelo jogador Dimitri Oberlin, do Basel da Suíça, na Liga dos Campeões da temporada 2017/2018.