Foto de multidão em Washington não é de janeiro de 2021, mas de protesto contra armas em 2018

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 7 de janeiro de 2021 às 21:08
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Hong Kong
  • Tradução e adaptação AFP Brasil
No dia em que apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiram o Capitólio para interromper a sessão que confirmou a derrota do mandatário nas eleições presidenciais de 2020, usuários passaram a compartilhar uma imagem de uma multidão em Washington. “Washington D.C. há 35 minutos”, garantem as postagens. A foto foi feita na capital norte-americana, mas em um protesto contra armas de fogo em março de 2018.

“Você ainda vai me dizer que o Biden ganhou? Washington D.C. há 35 minutos…. Vai ser bíblico”, diz o texto, em parte em inglês, que acompanha a imagem em publicações compartilhadas centenas de vezes no Facebook (1, 2, 3) desde o último dia 6 de janeiro.

Neste dia, partidários de Donald Trump invadiram o prédio do Capitólio, onde funciona o Congresso norte-americano, interrompendo por várias horas a sessão destinada a certificar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais.

Os senadores validaram a vitória de Biden na madrugada de 7 de janeiro. 

Image
Captura de tela feita em 7 de janeiro de 2021 de uma publicação no Facebook

A imagem compartilhada nas redes não foi feita, contudo, neste dia.

Uma busca reversa no Google mostra que a foto foi publicada, na verdade, em março de 2018 no site do jornal The Washington Post, com crédito para o fotógrafo Salwan Georges. A legenda detalha quando a imagem foi registrada: “Participantes da Marcha por Nossas Vidas em 24 de março, em Washington”.

A Marcha por Nossas Vidas foi uma manifestação contra armas de fogo, desencadeada por um ataque a tiros que deixou 17 mortos em uma escola na Flórida, em 14 de fevereiro do mesmo ano.

Abaixo, uma comparação entre a foto viralizada nas redes em 6 de janeiro e o registro publicado em 2018 pelo The Washington Post. 

Image
Comparação feita em 7 de janeiro de 2021 de imagem publicada no Facebook (esquerda) e foto publicada no site do jornal The Washington Post

Com crédito para o The Washington Post e Georges, a imagem também foi publicada em março de 2018 pela revista norte-americana Glamour e pelo jornal The Dallas Morning News.

Após a imagem começar a ser compartilhada como se fosse de 6 de janeiro deste ano, Georges refutou a alegação em sua conta no Twitter.

“Depois de ver várias pessoas compartilhando essa foto nas redes sociais como se fosse das multidões reunidas hoje em Washington, eu quero esclarecer que eu tirei essa foto em 24 de março de 2018 enquanto cobria a Marcha por Nossas Vidas na capital”, afirmou.

Em resumo, é falso que a imagem compartilhada nas redes mostre uma manifestação realizada em Washington em 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio. A foto foi feita em março de 2018, durante um protesto contra armas de fogo.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco