Esta foto da Avenida Paulista lotada é de 2015 e não do ato pró-Bolsonaro do último dia 15 de março

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

Publicações compartilhadas milhares de vezes em redes sociais asseguram que uma imagem da Avenida Paulista lotada foi tirada durante a manifestação pró-Bolsonaro do último dia 15 de março, realizada em meio a temores de contaminação pelo novo coronavírus. A alegação, contudo, é falsa: a foto foi tirada em 16 de agosto de 2015, durante um protesto contra a então presidente Dilma Rousseff.

Captura de tela feita em 16 de março de 2020 mostra uma publicação no Facebook

“AV: PAULISTA ‘BOMBANDO’ NESSE MOMENTO, CHUPA INHONHO E BATORÉ!!! [sic]”, diz uma publicação compartilhada mais de 14 mil vezes no Facebook desde 15 de março de 2020.

“Av. Paulista tomada, neste 15/03, por apoiadores de Bolsonaro! Maravilhoso! #BolsonaroDay”, escreveu outro usuário, ao publicar a imagem no Instagram.

Postagens semelhantes circularam amplamente no Facebook (1, 2, 3), e Instagram (1, 2, 3) em 15 de março, data em que manifestantes foram às ruas nas principais capitais do país em apoio ao governo. 

Com pautas anti-Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF), as manifestações aconteceram apesar do pedido de autoridades, inclusive do próprio presidente Jair Bolsonaro, de que a população evitasse grandes aglomerações devido à pandemia do novo coronavírus. A imagem viralizada não retrata, contudo, um desses atos.

Uma busca reversa* pela foto mostra que ela foi publicada no Twitter em 16 de agosto de 2015 - quase cinco anos antes das manifestações do último domingo.

Naquela data, centenas de milhares de pessoas participaram de protestos por todo o país pedindo o impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Uma comparação entre a imagem viralizada e uma foto da manifestação de agosto de 2015 feita pela AFP permite confirmar que as duas retratam o mesmo evento, como demonstrado abaixo. 

Comparação feita em 16 de março de 2020 entre imagem viralizada publicada no Facebook (esquerda) e foto da AFP de 15 de agosto de 2015

Além disso, um elemento visual presente na foto compartilhada no Facebook descarta a possibilidade de que ela tenha sido tirada no último dia 15 de março.

No centro do registro viralizado é possível identificar um prédio com fachada de arcos e em obra: o Brazilian Financial Center. Imagens de satélite disponíveis no Google Maps demonstram que o prédio estava exatamente deste jeito em agosto de 2015 - mês das manifestações contra Dilma - e que a obra já havia sido concluída em novembro de 2017, mais de dois anos antes da manifestação de 15 de março deste ano.

Abaixo, uma comparação entre o prédio em obra em agosto de 2015, ainda com a tradicional fachada de arcos, e o edifício renovado em janeiro de 2019, última data da imagem disponível no Google Maps. 

Comparação entre imagem do Google Maps de agosto de 2015 (esquerda) e de junho de 2019

A Avenida Paulista, localizada em São Paulo, realmente foi palco de manifestações pró-Bolsonaro no último domingo mas, segundo relatado pela mídia, o ato foi significativamente menor do que o visto na imagem viralizada.

A equipe de checagem AFP já verificou outras fotos de manifestações de 2015 contra Dilma utilizadas em contextos errados.

Em resumo, é falso que esta foto tenha sido tirada durante um dos atos realizados em 15 de março deste ano a favor do presidente Jair Bolsonaro. A imagem data de 16 de agosto de 2015, durante manifestação contra a então presidente Dilma Rousseff.

*Uma vez instalada a extensão InVid no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores

AFP Brasil