Não, estas imagens não mostram multidões nos atos de 30 de junho

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 2 de julho de 2019 às 21:25
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Diversas publicações, compartilhadas mais de 14 mil vezes em redes sociais, sugerem que três fotografias mostram multidões presentes nas manifestações realizadas no último dia 30 de junho a favor da operação Lava Jato e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. No entanto, todas as três imagens circulam na Internet desde antes dos atos de domingo.

“30/06/19. Como não amar? Como não se emocionar com esses Verdadeiros brasileiros que amam o Brasil e que saem às ruas para defender Moro e Bolsonaro contra fraudes e FAKE NEWS”, diz a legenda de uma das publicações, que acompanha a foto de uma ponte totalmente tomada por pessoas, em sua maioria vestidas de amarelo.  

Image
Captura de tela feita em 1º de julho de 2019 mostra imagem viralizada no Facebook

No entanto, uma busca reversa* pela imagem revela que ela é compartilhada ao menos desde 21 de outubro de 2018, sendo atribuída a uma manifestação realizada em Vitória, no Espírito Santo.

De fato, em 21 de outubro do último ano, manifestantes foram às ruas da capital capixaba em apoio ao então candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), atravessando a Terceira Ponte e interrompendo o trânsito na via por ao menos três horas.

A mesma imagem também foi compartilhada em 26 de maio deste ano, como se tivesse sido tirada durante as manifestações pró-Bolsonaro realizadas no mesmo dia. Na época, a foto foi checada pelos sites de verificação Aos Fatos e Agência Lupa.

Outras postagens, que somam quase 3 mil compartilhamentos no Facebook, sugerem que a foto abaixo foi tirada em Copacabana, no Rio de Janeiro, durante o ato pró-Moro de 30 de junho.

Image
Captura de tela feita em 1º de julho de 2019 mostra imagem viralizada no Facebook

Embora o bairro carioca realmente tenha sido palco de manifestações no último domingo, a foto em questão tampouco foi tirada neste dia.

Uma pesquisa em motores de busca mostra que a imagem é compartilhada desde 26 de maio deste ano, quando milhares de pessoas foram às ruas por todo o país em apoio a Bolsonaro.

É possível confirmar que a foto realmente foi tirada naquele dia ao compará-la com outra imagem da manifestação de 26 de maio publicada no Twitter pela deputada estadual Alana Passos (PSL-RJ).

Nas duas imagens aparecem o mesmo guarda-sol colorido e o mesmo cartaz com menção aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Image
Combinação de capturas de tela feitas em 1º de julho de 2019 mostra imagem viralizada no Facebook e imagem publicada no Twitter pela deputada estadual Alana Passos

Por fim, publicações compartilhadas quase duas mil vezes afirmam que essa fotografia da Avenida Paulista, em São Paulo, foi feita em 30 de junho, o que não é verdade. 

Image
Captura de tela feita em 1º de julho de 2019 mostra publicação viralizada no Facebook

A foto foi tirada em 13 de março de 2016 em uma manifestação a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (2011-2016). A imagem já foi checada anteriormente pela AFP, quando foi incorretamente atribuída a uma outra manifestação pró-Bolsonaro.

Na época, a AFP confirmou com o fotógrafo Daniel Teixeira que a foto foi tirada por ele em 2016 para o jornal Estado de S. Paulo.

Em resumo, nenhuma das três fotografias aqui analisadas foram feitas durante as manifestações pró-Moro e Lava Jato, que reuniram milhares de pessoas em diversas cidades no último domingo.

 

*Uma vez instalada a extensão InVid nos navegadores Chrome ou Firefox, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e o menu exibido permite pesquisar a foto em diversos motores de busca.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco