É uma montagem o vídeo em que Joe Biden parece dormir durante uma entrevista

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

Um vídeo em que o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, parece dormir durante uma entrevista a um canal de TV foi visualizado centenas de milhares de vezes em redes sociais desde o último dia 31 de agosto. Mas, as imagens foram manipuladas para mostrar Biden com os olhos fechados e roncando.

“Os Democratas viraram piada internacional, o candidato Joe Biden invencível! Dormiu durante entrevista. Dá-lhe Trump”, diz uma das postagens compartilhadas mais de 3 mil vezes no Facebook (1, 2, 3) e Twitter desde o final de agosto.

“Verdadeira piada, como um verme desse vai ameaçar a DIREITA americana?”, escreveu outro usuário ao publicar a gravação, que foi visualizada mais de 268 mil vezes em cerca de 48 horas. 

Captura de tela feita em 2 de setembro de 2020 de uma publicação no Twitter

No início da sequência, uma apresentadora chama um entrevistado que entrará “ao vivo de Nova York”. Em seguida, uma imagem de Biden com os olhos fechados e roncando aparece no canto direito da tela. “Acorde, acorde”, diz a apresentadora, rindo.

Na parte inferior da gravação é possível identificar os dizeres: “Ao vivo: Joe Biden | A importância destas eleições”.

Montagem com uma entrevista de 2011

Uma busca reversa por uma captura de tela do vídeo, sem incluir a suposta manchete do programa, levou a um artigo do site britânico Daily Mail, sobre uma entrevista em que o cantor e ativista norte-americano Harry Belafonte parecia estar dormindo.

De fato, o vídeo em que uma apresentadora tenta acordar um entrevistado foi retirado deste episódio que aconteceu no canal KBAK de Bakersfield, na Califórnia, em 2011.

Na sequência completa é possível identificar que a jornalista diz “Harry, acorde, acorde”. O nome “Harry” foi cortado no vídeo viralizado.

Em agosto deste ano, Belafonte falou sobre o vídeo manipulado, que foi compartilhado, inclusive, por um funcionário da Casa Branca. “Uma dificuldade técnica em uma entrevista que eu dei há nove anos se transforma, agora, em mais uma das mentira deles, em mais notícias falsas”, disse.

John Dabkovich, um dos jornalistas que atuava como apresentador do programa onde o vídeo original foi gravado e que estava no estúdio naquele dia, classificou a gravação viralizada como “falsa”, depois que o diretor de mídia social do presidente norte-americano Donald Trump, Dan Scavino, o compartilhou no Twitter em 30 de agosto.

Trump, que disputa a reeleição como candidato republicano, tem tentado rotular Biden de senil e o chama de “Sleepy Joe” [Joe Dorminhoco, em tradução livre]. 

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saindo da Casa Branca em 2 de junho de 2019 (esquerda) e Joe Biden no início de sua campanha eleitoral, em 18 de maio de 2019

A imagem do democrata com os olhos aparentemente fechados foi retirada de um vídeo em que a ex-candidata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton apoia sua candidatura.

Nesta sequência, Biden olha para baixo várias vezes, criando a impressão de que estava com os olhos fechados. O som de roncos e os dizeres da parte inferior da tela parecem ter sido acrescentados durante a edição do vídeo.

Trump e Biden se enfrentarão nas urnas no próximo dia 3 de novembro.

Em resumo, é falso que o vídeo compartilhado nas redes mostre o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, dormindo enquanto estava ao vivo na televisão. Na verdade, trata-se de uma montagem feita a partir de uma entrevista com o cantor Harry Belafonte em 2011.

Louis Baudoin-Laarman
 
AFP USA
Tradução e adaptação
AFP Brasil
ELEIÇÕES EUA 2020