É montagem a foto de Manuela D’Ávila com tatuagens de Che Guevara e Lenin
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de outubro de 2020 às 19:23
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Atenção eleitores gaúchos. Essa carinha de anjo é propaganda enganosa e de santa não tem nada, pois na verdade é um demônio encarnado nessa aberração. [...] Essa abaixo é a verdadeira Manuela com cara de drogada e um ser maligno”, escreveu um usuário ao publicar a imagem no Facebook no último dia 15 de outubro.
“Vejam, povo de Porto Alegre, essa é a Manuela verdadeira. Se gostarem, então, paciência”, diz outra publicação, viralizada no momento em que D’Ávila lidera pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura da capital do Rio Grande do Sul.
A imagem, na qual D’Ávila também veste uma faixa presidencial, já havia circulado em 2017, quando a política foi anunciada como pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, e em 2018, quando abriu mão da pré-candidatura para concorrer a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad (PT).
Uma busca reversa pela foto no Google, mostra, no entanto, que trata-se de uma montagem.
A foto original de Manuela D’Ávila foi feita durante uma entrevista à Rádio Guaíba em 10 novembro de 2017 e publicada no Twitter pelo jornalista e então repórter da rádio Lucas Rivas, no mesmo dia.
Ao comparar ambos os registros é possível notar que Manuela D’Ávila não possui as tatuagens dos líderes comunistas vistas na imagem viralizada.
Na mesma data, o perfil da Rádio Guaíba compartilhou no Twitter outra imagem de D’Ávila durante a entrevista. No clique, a política veste um blazer, mas tampouco é possível ver a suposta tatuagem de Che Guevara que teria no colo.
Deputada Estadual e pré-candidata pelo PCdoB à Presidência em 2018, Manuela D'Ávila participa do Esfera Pública | #LigaNaGuaiba ? pic.twitter.com/rfRdZEq1Bm
— Rádio Guaíba (@RdGuaibaOficial) November 10, 2017
Em múltiplas fotos compartilhadas em seu Instagram desde então (1, 2, 3), é possível confirmar que a candidata à Prefeitura de Porto Alegre não possui as tatuagens de Che Guevara e Lenin.
Em novembro de 2017, quando o conteúdo circulou pela primeira vez, Manuela D’Ávila se posicionou no Facebook:
Em resumo, a foto da candidata à Prefeitura de Porto Alegre Manuela D’Ávila com tatuagens de Che Guevara e de Lenin é uma montagem, feita a partir de um registro de novembro de 2017.