Vídeo de protesto pró-Bolsonaro na Paulista em abril de 2025 é falsamente associado a ato de janeiro de 2026
- Publicado em 27 de janeiro de 2026 às 18:42
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Em 25 de janeiro de 2026, apoiadores de Jair Bolsonaro se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra a prisão do ex-mandatário. Desde então, o vídeo de uma manifestação foi compartilhado centenas de vezes nas redes sociais como se mostrasse o ato. Mas a gravação viral é de abril de 2025, quando manifestantes se reuniram para pedir anistia aos envolvidos no ataques às sedes dos Três Poderes, em um protesto que contou com a participação do ex-presidente.
“Avenida Paulista 25/01”, diz um vídeo compartilhado no X, no Facebook, no Kwai, no Threads e no Instagram. A gravação mostra uma multidão de verde e amarelo gritando “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”. No lado direito, é possível ver um grande batom vermelho inflável.
As imagens começaram a circular durante um ato de apoiadores de Bolsonaro na Paulista, em 25 de janeiro. No mesmo dia, também houve uma mobilização em Brasília, convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) como forma de encerrar a caminhada que iniciou em 19 de janeiro de Minas Gerais até a capital. Ambos os protestos pediam liberdade ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos demais condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Entretanto, as imagens virais não são do ato do último domingo.
Por meio de uma busca reversa de imagem, o Checamos localizou a gravação original em uma publicação feita em 6 de abril de 2025 no Facebook do ex-deputado federal Coronel Telhada (Progressistas).
Nessa data, ocorreu uma outra manifestação na Paulista pedindo anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Registros feitos pela imprensa mostram o batom gigante, que foi usado em referência à cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, condenada por pichar a estátua da Justiça, em frente à sede do STF, com um batom vermelho.
O ato de 2025 contou com a presença de Bolsonaro e seus aliados políticos. Segundo cálculos da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e a ONG More in Common, a manifestação reuniu cerca de 44,9 mil pessoas.
Não foram divulgadas estimativas de quantas pessoas participaram do ato na Paulista em janeiro de 2026.
Referências
- Publicação do Coronel Telhada
- Registros do Estadão e Folha de S. Paulo do ato de abril de 2025 (1, 2)
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
