Vídeo de protesto pró-Bolsonaro na Paulista em abril de 2025 é falsamente associado a ato de janeiro de 2026

  • Publicado em 27 de janeiro de 2026 às 18:42
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Em 25 de janeiro de 2026, apoiadores de Jair Bolsonaro se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo, para protestar contra a prisão do ex-mandatário. Desde então, o vídeo de uma manifestação foi compartilhado centenas de vezes nas redes sociais como se mostrasse o ato. Mas a gravação viral é de abril de 2025, quando manifestantes se reuniram para pedir anistia aos envolvidos no ataques às sedes dos Três Poderes, em um protesto que contou com a participação do ex-presidente. 

Avenida Paulista 25/01”, diz um vídeo compartilhado no X, no Facebook, no Kwai, no Threads e no Instagram. A gravação mostra uma multidão de verde e amarelo gritando “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”. No lado direito, é possível ver um grande batom vermelho inflável.

As imagens começaram a circular durante um ato de apoiadores de Bolsonaro na Paulista, em 25 de janeiro. No mesmo dia, também houve uma mobilização em Brasília, convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) como forma de encerrar a caminhada que iniciou em 19 de janeiro de Minas Gerais até a capital. Ambos os protestos pediam liberdade ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos demais condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. 

Image
Captura de tela feita em 26 de janeiro de 2026 de uma publicação no X (.)

Entretanto, as imagens virais não são do ato do último domingo.

Por meio de uma busca reversa de imagem, o Checamos localizou a gravação original em uma publicação feita em 6 de abril de 2025 no Facebook do ex-deputado federal Coronel Telhada (Progressistas).

Nessa data, ocorreu uma outra manifestação na Paulista pedindo anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Registros feitos pela imprensa mostram o batom gigante, que foi usado em referência à cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, condenada por pichar a estátua da Justiça, em frente à sede do STF, com um batom vermelho.

Image
Comparação feita em 26 de janeiro de 2026 entre a publicação viral no X (E) e uma publicação do Estadão no X sobre o ato de abril de 2025 (.)

O ato de 2025 contou com a presença de Bolsonaro e seus aliados políticos. Segundo cálculos da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e a ONG More in Common, a manifestação reuniu cerca de 44,9 mil pessoas.

Não foram divulgadas estimativas de quantas pessoas participaram do ato na Paulista em janeiro de 2026.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco