Vídeo em que opositora hostiliza pessoas em caminhada de Nikolas Ferreira foi produzido com inteligência artificial

  • Publicado em 27 de janeiro de 2026 às 19:02
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

A "Caminhada pela Liberdade" convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) chegou ao fim no último dia 25 de janeiro, com uma manifestação pela libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro e demais condenados pelos atos de 8 de janeiro em Brasília. Em meio à repercussão da iniciativa, usuários passaram a compartilhar um vídeo que supostamente mostra uma apoiadora do Partido dos Trabalhadores (PT) hostilizando participantes da caminhada. Mas a sequência, que acumula mais de 500 mil interações nas redes, foi produzida com inteligência artificial, como confirmou o seu criador à AFP. 

“Petista enlouquecida tenta parar a caminhada de Nikolas”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no X e no Threads. O conteúdo também foi divulgado como se fosse uma notícia real no portal Jornal da Cidade

A sequência mostra uma mulher com uma blusa vermelha hostilizando um grupo de pessoas que vestem camisetas verde e amarelas e caminham no que parece ser uma rodovia. 

Image
Captura de tela feita em 26 de janeiro de 2026 de uma publicação no Facebook (.)

A sequência começou a ser compartilhada dias após o deputado federal Nikolas Ferreira iniciar, em 19 de janeiro de 2026, um ato que chamou de “Caminhada pela Liberdade” para pedir “liberdade e justiça” para os condenados pelo 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado. 

Apoiadores e outros parlamentares, como o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e o ex-vereador Carlos Bolsonaro, se juntaram ao ato que percorreu 240 quilômetros de Paracatu, em Minas Gerais, até Brasília, onde foi realizada uma manifestação de encerramento em 25 de janeiro. 

Cerca de 18 mil pessoas acompanharam a manifestação na Praça do Cruzeiro sob fortes chuvas e mais de 40 pessoas foram hospitalizadas após um raio atingir a praça. 

Mas a sequência viral não é uma cena autêntica.  

Conteúdo criado com IA

Uma busca no Google pelos termos “caminhada Nikolas” e “opositores” não levou a notícias sobre supostas hostilidades durante o ato. 

No vídeo compartilhado nas redes, é possível ver uma marca d’água com o nome de usuário “@feradaia”

Uma busca em redes sociais por esse perfil identificou se tratar de um usuário (1, 2) que compartilha vídeos satíricos produzidos com inteligência artificial (IA). Esse tipo de conteúdo é o que se denomina “AI Slop”, termo em inglês para conteúdos audiovisuais de baixa qualidade que têm como objetivo viralizar rapidamente nas redes sociais a título de monetização.

Na descrição do canal no YouTube, o usuário questiona: “Real? Fake? Já não sei mais se isto é realidade ou uma simulação”

Já na descrição do perfil no Instagram, é informado que os conteúdos são criados com IA e são “simulações visuais e narrativas fictícias" que não retratam fatos reais. 

A sequência viral foi compartilhada em ambas as redes, mas somente no YouTube é sinalizado que se trata de um conteúdo gerado com IA (1, 2).  

Procurado pela equipe do Checamos em 23 de janeiro de 2026, o criador do vídeo afirmou que ele foi produzido com o Google Veo 3, ferramenta de IA do Google, e que ele faz parte de “um perfil dedicado exclusivamente à experimentação criativa com IA”.

“A intenção das publicações é demonstrar o potencial da IA na criação de narrativas audiovisuais, explorando temas que estão em debate público, mas sem a pretensão de relatar fatos reais ou produzir conteúdo jornalístico”, afirmou, reforçando que o material não deve ser interpretado como registro de um evento ocorrido”

A sequência viral foi submetida à ferramenta Hive Moderation, que detecta conteúdos produzidos com IA, e foi apontado que há 94% de chances do conteúdo ter sido criado digitalmente. Além disso, é possível observar que as tatuagens no pescoço da suposta petista não estão presentes nos primeiros segundos do vídeo, e a nitidez do traçado varia conforme a sequência avança.  

O Checamos verificou outro conteúdo sobre a “Caminhada pela Liberdade” convocada pelo deputado Nikolas Ferreira. 

Referências 

Vídeo compartilhado nas redes sociais do “feradaia” (1, 2

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco