Vídeo de 2025 circula falsamente associado à ação militar dos EUA na Venezuela

Após as forças especiais dos Estados Unidos capturarem Nicolás Maduro, em 3 de janeiro de 2026, um vídeo de um desembarque de militares foi visualizado mais de 900 mil vezes nas redes sociais com a alegação de mostrar a chegada de equipes da Força Delta, uma tropa de elite do exército norte-americano, a Caracas. Mas trata-se de um registro de exercícios militares dos EUA na Carolina do Norte, meses antes da captura de Maduro.

“As forças especiais dos EUA (Força Delta) acabam de desembarcar em Caracas, #Venezuela”, dizem as mensagens que acompanham o vídeo viral no Facebook, no Instagram e no X.

Publicações semelhantes circulam em inglês, chinês , francês, hindi, birmanês e indonésio.

Image
Captura de tela feita em 19 de janeiro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

As postagens passaram a circular no mesmo dia em que forças norte-americanas capturaram Maduro e sua esposa, Cilia Flores, após um ataque em grande escala realizado em Caracas e outras partes do país na madrugada de 3 de janeiro de 2026. 

O casal foi levado de avião para uma prisão em Nova York, onde serão julgados pelos crimes de narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e conspiração para possuir artefatos destrutivos.

Trump afirmou que os Estados Unidos irão governar e controlar o petróleo do país sul-americano até “uma transição pacífica”.

Mas as postagens não mostram a Força Delta, equipe responsável pela captura de Maduro, chegando à capital venezuelana.

Uma busca reversa por fragmentos da sequência, combinada com pesquisas por palavras-chave no Google, localizou o mesmo registro publicado pela conta oficial no X da assistente de comunicação da Presidência norte-americana, Margo Martin, em 10 de junho de 2025. 

“FORÇAS ESPECIAIS DOS EUA”, diz a legenda da publicação.

Imagens semelhantes foram publicadas no site do Serviço de Distribuição de Informações Visuais de Defesa dos Estados Unidos (DVIDS, na sigla em inglês). O portal informa que o registro mostra forças de operações especiais “conduzindo manobras táticas e inserções aéreas ao lado de aeronaves convencionais” no Forte Bragg, na Carolina do Norte, em 11 de junho de 2025. 

No minuto 1:31 da sequência, é possível ver Donald Trump usando um boné branco enquanto observava os exercícios militares exibidos no vídeo viral.

Image
Comparação feita em 19 de janeiro de 2026 entre a postagem viral (E) e o vídeo publicado pelo Serviço de Distribuição de Informações Visuais de Defesa dos EUA (.)

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre a captura de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos em 2026.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco