O vídeo de um tumulto na Grécia em 2025 circula como se fosse de um protesto no Irã em 2026
- Publicado em 19 de janeiro de 2026 às 19:37
- 2 minutos de leitura
- Por AFP México, AFP Holanda
O Irã vive, desde 28 de dezembro de 2025, uma série de protestos desencadeados pela insatisfação social diante do aumento do custo de vida e do colapso da moeda nacional. Nesse contexto, um vídeo de pessoas atirando coquetéis molotov em carros foi visualizado mais de 200 mil vezes nas redes sociais com a alegação de que mostraria essas manifestações. No entanto, as imagens circulam desde novembro de 2025 e retratam, na verdade, conflitos ocorridos na cidade grega de Tessalônica após um show.
“Irã. 85 milhões de iranianos estão nas ruas lutando esta noite” é a legenda de uma publicação no Instagram que também menciona a data “10/01/26”. A alegação, que também circula no Facebook, no Kwai, no Telegram, no TikTok e no X, é compartilhada junto a um vídeo que mostra protestos violentos e carros em chamas.
O conteúdo também é compartilhado em inglês, árabe, turco, chinês, francês, espanhol, holandês e polonês.
A mesma sequência viral também foi compartilhada nas redes sociais juntamente com a alegação de que mostraria protestos nos Estados Unidos contra as políticas do presidente Donald Trump (1, 2), ou violência na véspera de Ano Novo na Alemanha ou na Europa Ocidental.
As manifestações começaram em 28 de dezembro de 2025, mas se transformaram em um movimento contra o regime teocrático que governa o país desde a Revolução Islâmica de 1979 e que, desde 1989, é liderado pelo líder supremo Ali Khamenei.
Em 14 de janeiro de 2026, a ONG Iran Human Rights, com sede na Noruega, informou que a repressão no Irã resultou em pelo menos 3.428 mortes.
Uma busca reversa no Google Lens pela captura de tela de um trecho da gravação viralizada levou a um vídeo no no TikTok, publicado no início de novembro de 2025. Nos comentários da postagem, um usuário afirmou em grego que o vídeo foi gravado na cidade de Tessalônica, na Grécia, após um show do rapper grego Lex.
Contatado pela AFP, o criador do vídeo do TikTok disse que gravou as imagens no dia 2 de novembro, às 00h11 (hora local), em Tessalônica, cidade ao norte da Grécia. “Foi logo depois do concerto do Lex perto de Kamara, se bem me lembro”, acrescentou.
O vídeo também foi publicado nas redes sociais (1, 2) do veículo Ta Nea informando que os tumultos ocorreram após o evento .
Uma nova pesquisa no Google pelas palavras-chave em grego “incêndios”, “carros”, “Tessalônica”, “concerto” e “Lex” levou a artigos na mídia grega (1, 2, 3) publicados em novembro daquele ano, relatando que algumas pessoas atiraram coquetéis Molotov contra a polícia, deixando vários feridos e presos.
Uma das reportagens dos artigos indica que o confronto ocorreu em frente à embaixada da Turquia na cidade. Usando essa informação, a AFP localizou no Google Maps o ponto exato onde as imagens foram gravadas.
O Checamos já verificou outros conteúdos sobre os protestos no Irã.
Referências
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
