O vídeo de uma marcha na Grécia em 2021 circula como se fosse de um protesto no Irã em 2026
- Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 17:43
- 2 minutos de leitura
- Por Agustin BAGNASCO, AFP Argentina
- Tradução e adaptação AFP Brasil
A República Islâmica do Irã vive, desde 28 de dezembro de 2025, protestos generalizados devido ao aumento do custo de vida e ao colapso do rial, a moeda nacional. Neste contexto, desde 5 de janeiro de 2026, um vídeo visualizado mais de 3 mil vezes nas redes sociais mostra uma emboscada de manifestantes contra policiais, sugerindo que o registro foi feito em meio à crise iraniana. No entanto, as imagens foram registradas durante um protesto na Grécia, em 2021.
“Ontem à noite, manifestantes no Irã emboscaram e atacaram forças do regime” é a legenda da publicação no Facebook. Conteúdo semelhante circula no Instagram, no X e em espanhol.
Em 28 de dezembro de 2025, milhares de cidadãos iranianos iniciaram uma série de protestos em todo o país devido às dificuldades econômicas provocadas pelo aumento dos preços e pelo colapso da moeda.
De acordo com a ONG Iran Human Rights, com sede na Noruega, pelo menos 734 manifestantes morreram no Irã desde o início dos protestos.
Protesto na Grécia
Uma busca reversa pela captura de tela de um trecho do vídeo usando o Google Lens exibiu um artigo, publicado em 13 de março de 2021, pelo veículo de notícias grego Documento. O texto contém uma versão mais longa do vídeo viral e informa que um grupo de manifestantes atacou policiais durante um protesto em Nea Smirni, um bairro localizado ao sul de Atenas.
Na ocasião, a AFP também cobriu esses protestos e informou que eles ocorreram durante uma manifestação de 5 mil pessoas contra abusos policiais.
De acordo com um fotógrafo da AFP, os tumultos começaram quando cerca de 200 pessoas encapuzadas se dirigiram até delegacia de polícia em Nea Smyrni, onde, em 7 de março de 2021, um jovem havia sido agredido por um policial durante uma fiscalização relacionada ao confinamento da pandemia de covid-19.
A reportagem da AFP detalha que os manifestantes atiraram pedras e coquetéis molotov contra a delegacia e incendiaram latas de lixo. Em resposta, os policiais lançaram gás lacrimogêneo e canhões de água. Um policial em uma motocicleta, gravemente ferido na cabeça, precisou ser levado ao hospital, de acordo com as autoridades.
Uma pesquisa no Google Maps pela localização da delegacia de polícia de Nea Smirni e análise dos arredores mostra que o vídeo viralizado foi feito no cruzamento das ruas Nik. Plastira e Agias Fotinis, cerca de 500 metros da unidade policial. A imagem de satélite do Google Maps mostra uma avenida com o mesmo formato daquela que aparece no vídeo compartilhado nas redes sociais.
A imagem do local registrada pelo Google Street View em 2021 mostra elementos semelhantes, como os postes de luz que aparecem na sequência viral e uma barreira cinza que os manifestantes pulam enquanto correm em direção à polícia. Nas duas imagens, também é possível ver uma estátua.
Referências
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
