Imagem de Cilia Flores, esposa de Maduro, com hematomas no rosto em um tribunal nos Estados Unidos é falsa
- Publicado em 15 de janeiro de 2026 às 17:38
- 4 minutos de leitura
- Por Paula CABESCU, AFP Romênia
- Tradução e adaptação Camila GONZALEZ , AFP Brasil
Após terem sido capturados por forças norte-americanas, o presidente deposto da Venezuela, Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, compareceram em um tribunal em Nova York, em 5 de janeiro de 2026, onde se declararam inocentes das acusações. Neste contexto, publicações nas redes sociais com centenas de interações compartilham uma suposta imagem de Flores com um olho roxo e curativo no rosto. Mas os desenhos judiciais da audiência mostram que a imagem não é autêntica. Há também indícios de que foi produzida com inteligência artificial (IA).
“A esposa de Maduro compareceu ao tribunal em Nova York com claros sinais de espancamento e hematomas no rosto”, diz a legenda de uma foto que circula no Instagram.
A imagem de uma mulher morena com óculos, um curativo sobre o olho que veste uma camisa e uma jaqueta também circula com a alegação de se tratar de Flores no X, no Facebook e em outros idiomas, como espanhol, inglês, romano, francês, búlgaro, grego, tailandês e hindu.
Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados por forças norte-americanas, em 3 de janeiro de 2026, e levados para os Estados Unidos, onde enfrentam acusações de narcotráfico.
Dois dias depois, em 5 de janeiro, eles estiveram em um tribunal de Nova York, onde ouviram a acusação e se declararam inocentes. O presidente deposto e Flores estão presos preventivamente e enfrentam uma nova audiência em 17 de março.
Não há imagens da audiência
O acesso da imprensa na sala do tribunal foi restrito durante a audiência e não há imagens sobre o momento, apenas retratos de artistas judiciais que foram divulgados por agências de notícias, incluindo a AFP.
O retrato mostra Maduro e Flores com uniformes de prisão azul e laranja, e fones de ouvidos para a tradução durante a audiência, detalhe que não se vê na imagem viral.
Flores se apresenta com o cabelo loiro, preso e sem óculos, diferentemente do cabelo longo castanho escuro visto nas peças de desinformação. A AFP também descreveu da mesma maneira a aparência de Flores.
A imprensa reportou que Flores estava com curativos na testa e perto dos olhos devido a ferimentos que sofreu durante a sua captura, segundo informou seu advogado.
Ao aproximar o retrato da audiência, é possível visualizar os curativos no rosto de Flores, como também foi mostrado em um retrato de outro artista.
Embora não haja fotos oficiais da audiência, diferentes veículos da imprensa publicaram imagens de Maduro e Flores durante o translado para o tribunal. Nessas imagens do Getty Imagens, Flores é vista com o cabelo loiro preso e o que parece ser um hematoma na testa.
Além disso, imagens do arquivo da AFP mostram a primeira-dama venezuelana com cabelo loiro e traços faciais que não correspondem aos vistos na imagem viral.
Imagem criada por IA
Uma busca reversa pela imagem no Google não levou a resultados de fontes oficiais ou meios de comunicação.
Ao analisar a imagem, é possível identificar indícios visuais de que ela foi criada com inteligência artificial. Por exemplo, a mulher da imagem viral usa brincos diferentes em cada orelha e o seu curativo parece ter sido colocado de maneira pouco realista, cobrindo parte do cabelo.
A ferramenta Hive Moderation, que detecta conteúdos gerados com IA, indicou que a imagem possui 99,9% de probabilidade de ser “conteúdo gerado por IA ou deepfake”.
O Checamos já verificou outros conteúdos sobre a captura de Maduro e sua esposa.
Referências
- Retratos da audiência em que se apresentou Nicolás Maduro e Cilia Flores publicados pela imprensa (1, 2)
- Notícia sobre restrição de câmeras na audiência
- Notícia sobre ferimentos de Cilia Flores
- Imagens do translado de Maduro e Cilia Flores para o tribunal
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
