Imagem de outra mulher é erroneamente associada à vítima de tiros do ICE em Minneapolis
- Publicado em 12 de janeiro de 2026 às 22:03
- 3 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Após a vítima fatal de tiros disparados por um agente do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos ser identificada como Renee Nicole Good, publicações com mais de 22 mil de interações supostamente divulgam uma imagem da mulher. Mas entre as fotos que se espalharam online desde o início de janeiro de 2026, internautas compartilham erroneamente o registro de uma outra mulher sem qualquer relação com o episódio, Gabriela Szczepankiewicz.
“Renne Nicole Good, de 37 anos, é identificada como a mulher baleada pelo ICE”, dizem publicações compartilhadas no Telegram, no X, no Facebook e no Instagram junto à foto de uma mulher com o cabelo com cabelo curto, tingido e um suéter verde-oliva.
A imagem se espalhou rapidamente nas redes sociais após Renne Nicole Good ser morta com vários tiros à queima-roupa, em Minneapolis, durante uma operação do ICE em 7 de janeiro de 2026.
A vítima foi atingida enquanto aparentemente tentava se afastar em seu veículo de um grupo de agentes, que estavam ao lado do carro. Trump e seu governo se apressaram em afirmar que Good havia tentado matar os agentes — uma explicação descartada pelo prefeito de Minneapolis, Jacob Frey.
A morte de Good despertou protestos contra o ICE pelo país e a mesma imagem viral chegou a ser colada em um cartaz de um protesto em Chicago que pedia justiça.
Internautas que apoiavam o agente do ICE usaram a foto viral para criar memes, e inteligência artificial para gerar novas imagens que, segundo especialistas, a desumanizavam e sexualizavam.
Algumas das montagens incluem imagens falsas que mostram a mulher despida, usando uma nova função de edição da ferramenta de IA de Elon Musk, o Grok, que gerou críticas internacionais. Outras a retratavam como uma fonte com água jorrando de um buraco em seu pescoço ou a mostravam deitada com o pescoço sob o joelho de um agente, em uma cena que lembra o assassinato de George Floyd pela polícia norte-americana em 2020.
Mas a imagem compartilhada nas redes não mostra Renee Good, cuja foto real foi publicada por veículos de imprensa como o jornal Minnesota Star Tribune e a AFP.
A confusão com a imagem parece ter começado porque Good foi mencionada em uma publicação do departamento da Old Dominion University no Facebook, em 1º de abril de 2020, que contém uma foto sua e a imagem viral.
A postagem anunciava as vencedoras do Prêmio de Poesia Universitária daquele ano, com o texto de Good sendo nomeado o vencedor na categoria de graduação.
A imagem viral, na realidade, é da escritora Gabriela Szczepankiewicz, que recebeu uma menção honrosa na categoria graduação no mesmo prêmio.
A publicação da universidade se refere à Good como “Renne Macklin”, seu sobrenome de casada com Timmy Ray Macklin Jr, que faleceu em 2023, de acordo com a reportagem do Star Tribune.
Em comunicado de 7 de janeiro de 2026, o presidente da Old Dominion University disse que Good, a quem se referiu como “Renne (Macklin) Good”, se formou em inglês na universidade em dezembro de 2020.
Já Szczepankiewicz se formou em 2021 em escrita criativa e inglês, como é informado em uma conversa em vídeo publicada em 2024 no YouTube entre Szczepankiewicz e Anders Nolan, docente da Old Dominion University.
Um site que publicou o poema de Szczepankiewicz também a listava como aluna da instituição à época.
Referências
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
