Gravação de Luciano Hang comemorando é de 2018 e não tem relação com pré-candidatura de Flávio Bolsonaro

  • Publicado em 11 de dezembro de 2025 às 20:30
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, em 5 de dezembro de 2025, que foi escolhido por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para disputar a Presidência da República na próxima eleição, em 2026. Desde então, um vídeo visualizado mais de 31 mil vezes nas redes sociais sugere que o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, estaria comemorando a indicação. Isso é enganoso: o vídeo é de 2018 e, na ocasião, Hang comemorava a vitória de Bolsonaro no pleito daquele ano. 

“Luciano Hang se emociona após Bolsonaro indicar Flávio Bolsonaro à Presidência 2026”, diz a legenda de uma publicação acompanhada do vídeo, no Facebook, no Instagram, no Threads e no TikTok

Na sequência, Hang aparece vestido com uma camiseta com a inscrição “O Brasil que queremos só depende de nós” e diz: “E aí, pessoal! Boa noite, estou muito feliz! É a família. É os valores. É o Brasil mudando. Muito, muito obrigado a cada um de vocês! Viva o Bolsonaro! Viva o Brasil!”.

Image
Captura de tela feita em 9 de dezembro de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

A gravação viralizada começou a circular depois que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, em 5 de dezembro de 2025, que foi designado por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para disputar as eleições de 2026.

A declaração foi feita dias após o ex-mandatário ser preso definitivamente em regime fechado, depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) concluir que seu processo por tentativa de golpe de Estado havia transitado em julgado.

Em 7 de dezembro, Flávio Bolsonaro disse à imprensa que poderia abandonar a sua incipiente pré-candidatura presidencial por um “preço” e sugeriu como condição a aprovação de uma anistia para seu pai. 

Mas o vídeo de Hang não foi feito nesse contexto. 

Uma busca no Google pelas palavras-chave “Luciano Hang”, “Bolsonaro” e “anúncio” exibiu um vídeo no YouTube, publicado em 28 de outubro de 2018, sob o título: “Dono da Havan, Luciano Hang se emociona após a vitória de Jair Bolsonaro e faz anúncio para o Brasil”. 

Na ocasião, o empresário comemorou a vitória de Bolsonaro, após o segundo turno das  eleições. A captura de tela da gravação aparece em uma reportagem do site O Povo, publicada também em 28 de outubro. “Dono da rede de lojas Havan promete 17 minutos de fogos pela vitória de Bolsonaro”, diz o título. 

Um vídeo publicado na página de Luciano Hang no YouTube um dia após o pleito eleitoral mostra o empresário com a mesma vestimenta e convidando as pessoas para uma queima de fogos. “Vamos juntos festejar a vitória da guerra do bem contra o mal. Obrigado a todos os brasileiros”, afirma. 

Até o momento, não há informações na imprensa e nem nos perfis de Hang nas redes sociais (1, 2, 3, 4) de que ele teria se manifestado sobre a candidatura de Flávio Bolsonaro. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco