Vídeo de Messi com camisa do Flamengo enviando mensagem sobre a Libertadores foi criado com IA
- Publicado em 3 de dezembro de 2025 às 16:11
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
O Flamengo venceu o Palmeiras na final da Libertadores, em 29 de novembro de 2025, durante partida em Lima, no Peru. Neste contexto, um vídeo visualizado mais de 700 mil vezes nas redes sociais supostamente mostra o jogador argentino Lionel Messi, vestido com a camisa do time carioca, desejando sorte para a equipe no final do campeonato. Mas o registro foi criado por inteligência artificial (IA).
“Fala nação! Não consegui ir ao Aero Fla, com 'Papai Cris' e o 'Menino Ney'. Mas, estou aqui em casa mandando força para que o Mengão conquiste essa taça da Liberta”, Messi parece dizer no vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no Kwai, no TikTok e no X.
Em 29 de novembro de 2025, o Flamengo se sagrou campeão da Copa Libertadores da América, pela quarta vez em sua história, após derrotar o Palmeiras. O conteúdo viralizado começou a ser compartilhado cerca de dois dias antes da final.
Contudo, o registro não mostra cenas reais.
Em diversos momentos do vídeo é possível observar a marca d’água do Sora, ferramenta da OpenAI que cria vídeos ultrarrealistas com inteligência artificial:
A AFP submeteu o vídeo ao Sora AI Detector, ferramenta que identifica conteúdos criados com a inteligência artificial da Open AI. A análise indicou “probabilidade moderada de geração de IA”.
Sobreposto ao vídeo também aparece a indicação do perfil “@A.I_Se_Eu_Te_Pego”. A descrição do perfil no TikTok diz que a página publica “Os melhores vídeos criados por A.I”.
O vídeo de Messi foi publicado nessa conta em 27 de novembro de 2025. “Messi não conseguiu ir, mas tá mandando forças de sua casa!”, diz a legenda da postagem.
O Checamos também submeteu uma imagem do vídeo à ferramenta de detecção de IA Hive Moderation. A plataforma indicou 99,9% de probabilidade de que o conteúdo tenha sido manipulado com inteligência artificial.
Além disso, uma comparação do uniforme supostamente usado por Messi com o modelo original mostra inconsistências: na camiseta autêntica as mangas são vermelhas com listras brancas, já a vestimenta do vídeo viralizado traz detalhes em preto com listras em vermelho. Na altura dos ombros é possível ver a sigla “BRB” nos dois lados do uniforme real, enquanto no vídeo sintético é exibida uma outra inscrição espelhada.
Não foram localizadas notícias na imprensa ou registros nas redes sociais de Messi sobre a suposta mensagem de apoio do jogador ao Flamengo no final da Libertadores.
Referências
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
