Montagem de Trump no casamento de Paulo Figueiredo é compartilhada como se fosse real

  • Publicado em 3 de dezembro de 2025 às 14:50
  • 1 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Em 30 de novembro de 2025, o blogueiro Paulo Figueiredo publicou uma foto que supostamente mostrava o presidente norte-americano Donald Trump em seu casamento em Miami, nos Estados Unidos. Desde então, publicações com mais de 30 mil interações compartilham a imagem como se fosse real. Mas trata-se de uma montagem. O registro original mostra o pastor que celebrou o matrimônio. A agenda de Trump também não indica que ele tenha comparecido à cerimônia.

O TRUMP no casamento do Paulo Figueiredo. O TRUMP!”, diz a legenda de uma imagem compartilhada no X. O conteúdo, que também circula no Facebook e no Instagram, parece mostrar o presidente Donald Trump no casamento de Paulo Figueiredo.

Image
Captura de tela feita em 2 de dezembro de 2025 de uma publicação no X (.)

Figueiredo, que é investigado por tentativa de obstrução de Justiça e por tentativa de golpe de Estado, se casou no último fim de semana de novembro, em Miami, Estados Unidos. A imagem viral foi publicada por ele no story do Instagram, com a legenda, em inglês: “Obrigada @realdonaldtrump por tirar um tempo para passar aqui e dizer essas palavras gentis”. No canto inferior direito, há ainda o recado em português: “P.S.: haters Invejosos dirão que é montagem”.

Entretanto, a imagem foi adulterada.

Por meio de uma busca nas redes de Figueiredo, o Checamos localizou o registro original publicado pelo pastor Pedro Corrá. “Celebrando a cerimônia religiosa do casamento do Paulo Figueiredo e Natália Cordeiro”, diz a legenda.

Image
Comparação feita em 2 de dezembro de uma publicação no X (E) e a postagem do pastor no Instagram (.)

Além disso, de acordo com o jornal Roll Call, que publica a agenda de Trump, não há indicação de que o presidente norte-americano tenha comparecido a um casamento em Miami no final de semana. Tampouco existe qualquer indicação nesse sentido na seção de “Notícias” do site da Casa Branca.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco