Vídeo mostra protesto contra PEC da Blindagem na Avenida Paulista, não comemoração pela prisão de Bolsonaro

  • Publicado em 26 de novembro de 2025 às 20:13
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso em regime fechado por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) em 22 de novembro de 2025 após tentar abrir sua tornozeleira eletrônica. Desde então, usuários compartilham um vídeo com mais de 200 mil visualizações nas redes sociais que supostamente mostra uma multidão comemorando a medida na Avenida Paulista, em São Paulo. Mas a gravação original é de setembro de 2025, quando manifestantes se reuniram para protestar contra a PEC da Blindagem e o projeto que anistiava os envolvidos no ato de 8 de janeiro.

AVENIDA PAULISTA, AGORA EM FRENTE AO MASP… UMA MULTIDÃO DE GENTE, VAI AS RUAS COMEMORAR A PRISÃO DE BOLSONARO”, lê-se em um vídeo compartilhado Facebook, no Instagram, no TikTok. A gravação exibe uma multidão na Avenida Paulista gritando “Papuda”, em referência ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

O conteúdo começou a circular após o ministro do STF Alexandre de Moraes ordenar a prisão em regime fechado de Jair Bolsonaro, de maneira preventiva, por conta de uma tentativa de violação da tornozeleira eletrônica durante sua prisão domiciliar. 

Três dias depois, em 25 de novembro, a corte decidiu que não cabem mais recursos no processo e o ex-mandatário agora irá cumprir a pena por tentativa de golpe de Estado na Superintendência da Polícia Federal.

Image
Captura de tela feita em 21 de novembro de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

A medida gerou atos de comemoração e protestos em todo o país, inclusive na Avenida Paulista. Contudo, o vídeo viral não mostra uma manifestação nesse contexto.

Por meio de uma busca reversa de imagem no Google Lens, o Checamos conseguiu localizar o vídeo original publicado em 21 de setembro de 2025 pelo perfil Pragmatismo Político no X.

Na data, manifestantes se reuniram em São Paulo e em outras regiões do país para protestar contra um projeto que anistiava os condenados por participação no 8 de janeiro e contra uma proposta apelidada de PEC da Blindagem, que protegia parlamentares de processos criminais. Após a repercussão negativa, a proposta foi derrubada no Senado.

Na gravação do dia 21 de setembro, é possível ver um cartaz com os dizeres “Pela vida do povo negro”, que também é visível na transmissão da manifestação feita pela TV Globo.

Image
Comparação feita em 26 de novembro de 2025 de uma matéria no site g1 (E) e do vídeo da manifestação no X (.)

O Checamos já verificou outros conteúdos relacionados à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco