Filmagem de Michelle em 2023 circula como se mostrasse ex-primeira-dama comemorando prisão de Bolsonaro

  • Publicado em 25 de novembro de 2025 às 18:47
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 22 de novembro de 2025, a informação de que a ex-primeira-dama Michelle não estava em sua residência no momento da detenção repercutiu nas redes sociais. Desde então, publicações visualizadas mais de 214 mil vezes compartilham um vídeo em que a ex-primeira-dama dança com seu maquiador e amigo, Agustin Fernandez, com a alegação de que o conteúdo teria sido gravado na madrugada do dia 22. Mas isso é falso: o registro é de dezembro de 2023, quando Michelle acompanhou Bolsonaro na cerimônia de posse do presidente da Argentina, Javier Milei.

“DEIXA ELA SER FELIZ. Michelle Bolsonaro agora ta livre leve e solta, após a prisão do marido, enquanto isso o Capitão ta abandonado pela própria mulher que ate no dia da prisão do marido as seis da manhã ela nao estava na casa e olha onde ela estava”, diz uma das publicações que compartilham a gravação no Facebook, no Instagram, no X e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 24 de novembro de 2025 de uma publicação no X (.)

Na sequência viralizada, é possível ver Michelle Bolsonaro dançando em uma varanda com Agustin Fernandez, seu maquiador e amigo. Um texto sobreposto às imagens afirma: “Às 00h22 do dia 22, lá estava ela… Comemorando a burrice do ‘marido’, com o seu fiel aman..ops.. fiel ‘maquiador’”.

As publicações circulam após a prisão de Jair Bolsonaro em Brasília na manhã de 22 de novembro de 2025, depois de o sistema de vigilância penitenciária detectar danos na tornozeleira eletrônica que monitorava a prisão domiciliar do ex-presidente durante a madrugada.

Em um vídeo da inspeção, divulgado à imprensa, Bolsonaro admite a uma funcionária que tentou abrir o equipamento com “um ferro de solda” por “curiosidade”.

No entanto, a gravação viral não mostra a ex-primeira-dama dançando no dia da prisão do marido.

Filmagem de 2023

Uma pesquisa pelas palavras-chave “Michelle Bolsonaro”, “dançando” e “Agustin Fernandez” conduziu a um vídeo publicado no YouTube em 9 de dezembro de 2023 pelo portal Poder360, com o título “Michelle Bolsonaro dança tango com maquiador”.

Na ocasião, os dois estavam na Argentina com Jair Bolsonaro, seus filhos Eduardo e Flávio e o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, para a cerimônia de posse do presidente Javier Milei, realizada no dia seguinte, em 10 de dezembro.

Ao ser reportado que a ex-primeira-dama não estava em casa no momento da detenção de Bolsonaro, na manhã de 22 de novembro de 2025, usuários passaram a compartilhar provocações sobre o paradeiro de Michelle nas redes sociais, como as vistas nas publicações viralizadas.

No entanto, Michelle Bolsonaro estava no Ceará, onde cumpriria agenda no Encontro do PL Mulher Nacional, realizado às 9h na cidade de Caucaia. Com a notícia da prisão do marido, a ex-primeira-dama cancelou sua participação no evento.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco