Vídeo antigo circula como se mostrasse execução de um suspeito durante megaoperação no RJ
- Publicado em 5 de novembro de 2025 às 18:21
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
A megaoperação policial de 28 de outubro de 2025 nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, se tornou a mais letal do país, com 121 mortos. Nesse contexto, publicações nas redes sociais com mais de 390 mil visualizações compartilham um vídeo gráfico supostamente de um suspeito sendo abatido durante a ação. Mas, na realidade, a sequência circula na internet desde outubro de 2024 e mostra uma gravação de um projeto que será lançado pela Globoplay, como confirmou a assessoria da emissora à AFP.
“Momento exato onde um criminoso armado com fuzil e neutralizado pelas forças policiais que agiram na mega operação nos Complexos da Penha e Alemão!!”, diz a legenda de um vídeo compartilhado no Instagram e no Facebook. Mensagem similar circula no X.
O vídeo também foi associado à operação policial no Rio de Janeiro em publicações em espanhol e pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em sua conta no X.
Em 28 de outubro de 2025, policiais entraram nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, em uma megaoperação contra a facção Comando Vermelho.
A ação resultou na morte de 121 pessoas, entre elas quatro policiais, e na detenção de pelo menos 113 pessoas, além da apreensão de 120 armas com valor estimado em R$ 12,8 milhões.
A operação se tornou a mais letal do país e foi criticada por organismos dos direitos humanos e moradores, que recuperaram dezenas de corpos em uma área de mata um dia após a ação.
Mas o vídeo viral não mostra um suspeito baleado nesse contexto.
Vídeo circula há pelo menos um ano
Uma busca reversa por fragmentos da gravação levou a outras publicações com o vídeo em questão compartilhadas em diferentes idiomas meses antes da operação no Rio de Janeiro (1, 2, 3).
O Checamos não conseguiu identificar o autor da gravação viral.
No entanto, uma publicação viral no X com a sequência recebeu uma nota da comunidade em que um usuário afirma que o registro mostra uma gravação da série Arcanjo Renegado, da TV Globo.
Ao pesquisar no X a frase “gravação Arcanjo Renegado”, o Checamos identificou outras publicações feitas entre 28 e 29 de outubro de 2024 com a mesma sequência, supostamente gravada na Maré, e com legendas que fazem referência à série (1, 2).
Em uma das publicações, também é possível observar ao fundo um vulto que passa muito rapidamente com o que aparenta ser um microfone de filmagem.
Uma outra busca no Google com delimitação de data para o mês de outubro daquele ano com os termos “gravação” e “Maré” indicou que outra gravação ocorreu no local nessa mesma época. A busca levou a uma notícia sobre a gravação de um filme no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, em 21 de outubro de 2024.
Segundo a notícia, José Júnior, um dos fundadores da AfroReggae Audiovisual, também produtora da série Arcanjo Renegado, havia informado que se tratava de uma gravação de um filme de ação com cenas que simulam uma operação militar com blindados, viaturas e membros da corporação.
“Será um mega filme de ação, tenho receio que as pessoas achem que é real e se assustem”, disse Júnior à imprensa na época.
Em nota enviada ao Checamos em 4 de novembro, a assessoria da Globoplay confirmou que a sequência mostra uma gravação realizada em 2024 para um projeto ainda não lançado, em parceria com a produtora AfroReggae Audiovisual.
O Checamos já verificou outras alegações sobre a megaoperação no Rio de Janeiro (1, 2).
Referências
- Publicações com o vídeo em outubro de 2024 (1, 2)
- Notícia sobre a gravação na Maré em outubro de 2024
