Vídeo de exibição da Marinha na Califórnia circula como se mostrasse exercício militar próximo à Venezuela

Em 23 de outubro de 2025 um navio de guerra norte-americano atracou em Trinidad e Tobago, próximo à costa da Venezuela, acompanhado por uma unidade de fuzileiros navais. Neste contexto, um vídeo de aeronaves militares sobrevoando o mar soma mais de 20 mil interações nas redes sociais desde 24 de outubro de 2025, já que supostamente mostraria exercícios militares em Porto Rico, em frente às águas venezuelanas. Mas a sequência foi gravada na Califórnia e retrata um desfile militar no 250º aniversário da Marinha dos Estados Unidos.

“Imagens de uma grande manobra militar dos EUA em Porto Rico”, diz uma das mensagens compartilhando a sequência viral no Facebook, no Instagram e no X.

Publicações semelhantes circulam em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 4 de outubro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Em 23 de outubro de 2025, o governo de Trinidad e Tobago informou que o navio de guerra norte-americano USS Gravely (DDG-107) chegaria ao país entre os dias 26 e 30 do mês para promover “treinamentos em conjunto com a Força de Defesa de Trinidad e Tobago” e a 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. O exercício ocorre em um momento no qual o presidente norte-americano Donald Trump intensifica sua pressão sobre Nicolás Maduro, líder da Venezuela. 

A ilha caribenha está a apenas 11 quilômetros da costa venezuelana em seu ponto mais próximo, como mostra o Google Maps.

Image
Captura de tela feita em 4 de outubro de 2025 do Google Maps mostrando a proximidade entre Trinidad e Tobago e Caracas, capital da Venezuela (.)

Em 27 de outubro deste ano, dois bombardeiros B-1B também sobrevoaram o mar do Caribe em paralelo à costa venezuelana, antes de desaparecerem na paisagem.

Após os exercícios militares com os EUA, a Venezuela suspendeu o acordo de gás com Trinidad e Tobago e declarou seu premiê persona non grata.

No entanto, o registro viral não tem relação com as recentes tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela.

Uma busca reversa por fragmentos da sequência levou à mesma gravação publicada em 18 de outubro de 2025 na conta do TikTok “@dabqueen_209”, de uma usuária que se identifica como Saam Salyers.

Com base nesse indício, uma busca pelo perfil correspondente no Facebook levou à conta de Samantha Salyers, na qual foi encontrado o mesmo vídeo publicado em 18 de outubro. De acordo com o seu perfil, Salyers mora em Oceanside, na Califórnia.

A pesquisa indicou, ainda, algumas imagens semelhantes ao vídeo viral em portais de notícias internacionais (1, 2), informando sobre o 250º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

A AFP conseguiu confirmar também a localização da gravação por meio do Google Maps: especificamente em frente a Camp Pendleton, próximo de Oceanside.

Os exercícios de comemoração do aniversário incluíram voos de caças, uso de veículos anfíbios, simulação de explosões e um salto de membros da Marinha norte-americana no oceano Pacífico a partir de helicópteros militares.

A AFP também registrou o evento na Califórnia em 18 de outubro de 2025, especificando ter ocorrido na cidade de Oceanside.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco