Posts associam falsamente um vídeo viral a projeto da Arábia Saudita para estádio na Copa do Mundo de 2034

A Arábia Saudita, que vem investindo em esportes como futebol e Fórmula-1, foi escolhida como sede da Copa do Mundo de 2034. Assim como o Catar, o país também planeja grandes construções para acomodar o público no torneio. Por conta disso, publicações visualizadas mais de 2 milhões de vezes nas redes sociais desde 27 de outubro de 2025 alegam mostrar um projeto árabe de um estádio no topo de um arranha-céu. Mas isso é falso. O material, criado por inteligência artificial, não corresponde a nenhuma das obras reveladas até o momento e seu autor afirmou não conhecer os projetos dos sauditas.

“A Arábia Saudita anunciou o projeto do primeiro "Estádio do Céu" do mundo, uma obra arquitetônica que desafia a gravidade e será parte das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2034”, diz uma das publicações que circulam com o vídeo no Facebook, no Instagram e no TikTok.

Publicações semelhantes circulam em inglês e francês.

Image
Captura de tela feita em 30 de outubro de 2025 de um post no Facebook (.)

Os registros virais mostram um estádio de futebol acoplado no topo de um arranha-céu, que, segundo as publicações, estaria suspenso a 350 metros. Ainda de acordo com as postagens, o projeto se chamaria “NEOM Sky Stadium” (“Estádio do Céu”, em português) e teria capacidade para 46 mil pessoas.

“Com conclusão prevista para 2032, o estádio deve receber partidas da Copa até as quartas de final, oferecendo aos torcedores a experiência única de assistir a jogos ‘acima das nuvens’”, indicam as mensagens.

O projeto verdadeiro, a 350 metros de altura

Um projeto com esse nome realmente existe e se trata de uma megalópole futurista de 500 bilhões de dólares no deserto da Arábia Saudita. A construção tem levantado dúvidas sobre sua viabilidade dentro do prazo anunciado, em um contexto marcado pela queda dos preços do petróleo, como noticiou a AFP em outubro deste ano.

Mas, ao contrário do que indicam as postagens, a imagem viral não mostra uma representação oficial apresentada pelo governo árabe para o projeto do Neom Stadium.

Procurada pela AFP, uma fonte próxima ao tema informou, em 29 de outubro de 2025, que “o design é totalmente inventado e não tem nenhuma semelhança com o que a Arábia Saudita está planejando. Não aparece em nenhuma fonte oficial”.

A AFP também não encontrou registros semelhantes em publicações oficiais de autoridades sauditas.

Os canais oficiais do projeto Neom e da candidatura da Arábia Saudita para a Copa do Mundo de 2034 mostram outras representações gráficas dos futuros estádios planejados. O estádio Neom, que ficará suspenso a 350 metros de altura, é apresentado como parte integrante do “The Line”, um enorme complexo imobiliário da megalópole emergente.

Image
Captura de tela feita em 29 de outubro de 2025 de uma publicação do projeto Neom no X (.)

As imagens disponíveis no dossiê de candidatura da Arábia Saudita enviado à Fifa também não correspondem aos registros virais.

Image
Captura de tela feita em 29 de outubro de 2025 do dossiê de candidatura da Arábia Saudita (.)

Vídeo gerado por IA

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google mostrou, como registro mais antigo, uma postagem no Instagram da conta @hyporailtraworks, em 15 de outubro de 2025. A descrição do perfil diz, em inglês: “O futuro imaginado e tornado realidade”

É possível identificar na conta várias publicações semelhantes, com projetos de estádios de futebol futuristas, muitos deles construídos no topo de arranhas-céus. 

No perfil @hyporailtraworks do TikTok também foi possível localizar o mesmo vídeo viral, igualmente publicado em 15 de outubro. Na parte inferior da gravação, exibe-se uma mensagem de que o conteúdo foi “marcado pelo criador como gerado por IA”.

Image
Captura de tela feita em 31 de outubro de 2025 da postagem no TikTok indicando uso de IA (.)

A AFP também identificou a página do mesmo usuário no Facebook. Ao compartilhar novamente seu vídeo, em 29 de outubro, ele indicou que “o que começou como um simples conceito de IA ganhou vida própria: mais de 50 milhões de visualizações depois, nosso ‘estádio no céu’ se tornou global”.

E acrescentou: “Só para deixar claro - eu não tinha ideia de nenhum projeto saudita quando fiz isso! Era puramente um conceito de IA imaginário”.

Uma reportagem do Daily Mail publicada em 30 de outubro de 2025 informou que o criador do vídeo viral chama-se Liam Hawes, de 34 anos, morador de East Sussex, no Reino Unido.

Contatado pela AFP em 31 de outubro, o usuário confirmou ser “o criador do vídeo" e ter dado uma entrevista ao Daily Mail com os "detalhes" de sua criação.

O projeto da megacidade tecnológica em pleno deserto também pretende sediar os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029. Ao apresentar a proposta “The Line” em 2022, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman anunciou que Neom abrigaria mais de um milhão de habitantes em 2030 e ao menos 9 milhões em 2045.

Neom também é o nome de um clube de futebol, o Neom SC, que em 2025 se classificou para a primeira divisão da Arábia Saudita e já movimentou o mercado nos últimos anos contratando jogadores europeus.

Os projetos de construção da Arábia Saudita, como de outros países do Golfo, frequentemente suscitam preocupações relacionadas aos direitos humanos. A ONG Human Rights Watch documentou "abusos generalizados" contra trabalhadores estrangeiros vindos da Ásia ou da África, "inclusive em grandes projetos" como o Neom.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco