Vídeo de aeronave supostamente sobrevoando o furacão Melissa foi gerado por IA
- Publicado em 30 de outubro de 2025 às 14:38
- Atualizado em 30 de outubro de 2025 às 14:46
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
O furacão Melissa tocou o solo da Jamaica na tarde de 28 de outubro de 2025, provocando mortes e devastação no país caribenho. Nesse contexto, usuários de redes sociais visualizaram mais de 290 mil vezes um vídeo que mostraria o suposto “olho” do fenômeno a partir de uma aeronave que o sobrevoava. Mas a gravação foi gerada por inteligência artificial (IA) e publicada por um perfil no TikTok que produz conteúdos sobre desastres naturais com IA.
“Imagens impressionantes do interior do Melissa, agora um furacão de categoria 5. Avião corta o olho da tempestade, mostrando o chamado ‘efeito estádio’”, diz a legenda de uma das publicações que compartilham a sequência no Facebook, no Instagram e no YouTube.
Postagens semelhantes circulam em inglês e espanhol.
As postagens virais são acompanhadas por um suposto registro “do olho” do furacão Melissa, filmado a partir do interior de uma aeronave. Na legenda dos posts, usuários indicam que o vídeo teria sido feito enquanto a tempestade se aproximava da Jamaica.
Na tarde de 28 de outubro de 2025, a tempestade tocou o solo jamaicano, após agências meteorológicas alertarem sobre seu “potencial catastrófico”. O ciclone havia atingido a categoria 5 — a máxima na escala Saffir-Simpson — ao avançar pelo mar do Caribe, mas foi rebaixado para a categoria 4 ao chegar à Jamaica. Após sua passagem, o primeiro-ministro do país, Andrew Holness, declarou estado de calamidade pública.
Em 29 de outubro, o Melissa também atingiu Cuba, depois de perder força e ser rebaixado para a categoria 3. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) ainda classifica o ciclone como “extremamente perigoso”.
Ao menos 30 mortes foram atribuídas à piora das condições meteorológicas provocadas pela tempestade na costa caribenha - com pelo menos 23 no Haiti, três na Jamaica, três no Panamá e uma na República Dominicana.
Mas, embora um voo do 53º Esquadrão de Reconhecimento Climático dos EUA tenha registrado o fenômeno em vídeo, a gravação viral não mostra um registro semelhante.
Vídeo gerado por IA
Uma busca reversa por fragmentos da sequência levou à mesma gravação publicada no perfil “Earth Impacts” do TikTok em 26 de outubro de 2025. A postagem, em inglês, não contém nenhuma menção de que o registro mostraria “o olho” do furacão Melissa. Além disso, no canto inferior, exibe-se uma marca d’água com a informação de que o material foi “gerado por IA”.
Procurado pelo AFP Checamos em 28 de outubro de 2025, o autor da postagem não retornou o contato.
Porém, uma nova consulta ao vídeo no dia seguinte mostrou que, após ser contatado pela AFP, o autor editou a legenda da postagem original, para informar que não se trata de um vídeo real: “This is not real, it is a simulation made with ai for a ‘what if’ scenario. tornado Made with AI” (“Isso não é real, é uma simulação criada com IA para um cenário hipotético. Tornado feito com IA”, em tradução para o português).
Na descrição da conta no TikTok, a página informa mostrar “curiosidades sobre desastres com IA”. Na foto de perfil também é possível ver escrito, em inglês: “Is it AI? Of course it is!” (“Isso é IA? É claro que é!”, em tradução para o português):
Uma consulta ao perfil permitiu identificar dezenas de publicações semelhantes, que mostram supostos fenômenos naturais registrados de dentro de aeronaves (1, 2).
Referências
- Perfil Earth Impacts no TikTok
- Postagem original no TikTok
- Postagens semelhantes publicadas pelo mesmo perfil (1, 2)
30 de outubro de 2025 Ajusta metadados.
