
Publicações geradas por IA fabricam suposta campanha de personalidades em apoio a Jair Bolsonaro
- Publicado em 22 de outubro de 2025 às 21:51
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Em meio à expectativa de que o Supremo Tribunal Federal (STF) decrete o início de cumprimento da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, multiplicam-se nas redes sociais imagens de uma suposta campanha pela anistia ao ex-mandatário encabeçada por personalidades. Mas as fotos compartilhadas, com mais de 150 mil interações nas redes desde 12 de outubro de 2025, foram geradas por inteligência artificial (IA).
Em imagens em que supostamente aparecem sorridentes e vestindo camisetas com os dizeres “Eu apoio Bolsonaro” ou “Anistia Já”, famosos como o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, o músico Leonardo, o humorista Dedé Santana, a atriz Regina Duarte e o apresentador Ratinho parecem pressionar pela aprovação de um perdão ao ex-presidente.

O material passou a circular no Facebook, no Instagram, no X e no TikTok pouco antes de o STF publicar o acórdão com o resultado do julgamento que condenou Jair Bolsonaro e outros sete membros do chamado “Núcleo 1” da tentativa de golpe de Estado.
Após a publicação do documento, em 22 de outubro de 2025, as defesas terão um prazo de cinco dias para apresentarem recursos e tentar reverter as penas, nos chamados embargos de declaração. As prisões só poderão ser efetuadas após a análise dos embargos pelos ministros do STF.
Ao mesmo tempo, há esforços no Congresso para pautar um projeto de anistia que poderia beneficiar o ex-presidente.
Mas, embora as personalidades vistas nas publicações já tenham expressado apoio a Bolsonaro no passado, as imagens agora compartilhadas nas redes não são autênticas.
Campanha gerada por IA
Uma busca reversa no Google pelas imagens virais não levou a nenhum registro confiável que indicasse que elas houvessem sido publicadas pelos famosos ou repercutidas na imprensa. Uma pesquisa por palavras-chave tampouco retornou resultados compatíveis.
Mas, ao clicar no item “Sobre esta imagem”, disponível na busca reversa do Google, foi exibida uma mensagem com a informação de que o material foi criado “pela IA do Google”. O AFP Checamos realizou o mesmo procedimento em todas as imagens:


Além disso, algumas fotografias também contêm inconsistências características de conteúdos criados por inteligência artificial. Uma das imagens viralizadas do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, exibe uma suposta tatuagem tribal em seu braço direito. O atleta, no entanto, não possui nenhum desenho tatuado nos braços, como mostram publicações recentes em sua conta no Instagram.

O AFP Checamos também submeteu as imagens à ferramenta de detecção de IA Hive Moderation. Em algumas delas, o resultado foi inconclusivo, mas na maioria foram identificadas altas porcentagens de manipulação.

Apesar de já ter apoiado Bolsonaro em 2018 e de ter sido recebido pelo ex-presidente no Palácio do Planalto em 2019, o AFP Checamos não encontrou registros de novas manifestações políticas de Ronaldinho Gaúcho desde então.
O comediante Dedé Santana também já expressou apoio ao ex-mandatário, mas a última declaração pública nesse sentido identificada pelo Checamos foi em junho de 2022.
Já a atriz Regina Duarte, ex-secretária especial de Cultura no governo Bolsonaro, ironizou a condenação do ex-mandatário em um vídeo intitulado “Retrospectiva dos crimes de um presidente”, publicado em seu perfil no Instagram em setembro de 2025.
Tanto o cantor Leonardo como o apresentador Carlos Massa, mais conhecido como Ratinho, também expressaram apoio ao ex-presidente em 2025 (1, 2).
O AFP Checamos já verificou outros conteúdos com uso de IA.