Vídeo de comemoração de torcedores do Galatasaray circula como se mostrasse flotilha de ajuda rumo a Gaza

A flotilha internacional Global Sumud, que pretendia levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, partiu de Barcelona em 1º de setembro de 2025, antes de ser interceptada pela Marinha israelense no início de outubro. Nesse contexto, usuários de redes sociais visualizaram mais de 100 mil vezes um vídeo de vários barcos com bandeiras indicando mostrar a missão navegando a caminho de Gaza. No entanto, o vídeo foi gravado em maio deste ano, durante a comemoração do time de futebol Galatasaray, após ser campeão na Turquia.

“Esta semana, todos os olhos devem estar voltados para o Mar Mediterrâneo, onde a flotilha Global Sumud, tenta chegar a Gaza com ajuda humanitária. A missão já foi vítima de ataques de Israel e precisa de toda proteção possível para concluir seu objetivo”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram e no TikTok

Algumas postagens compartilham a sequência afirmando, ainda, que essa seria “a maior flotilha da história moderna”.

A gravação viral, que também circula em espanhol, foi compartilhada por políticos brasileiros como o ex-senador Paulo Rocha (PT) e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB).

Image
Captura de tela feita em 2 de outubro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A flotilha Global Sumud (“sumud” significa “resiliência”, em árabe), transportava ajuda e voluntários a Gaza para “abrir um corredor humanitário e pôr fim ao genocídio em curso do povo palestino”, no contexto da guerra entre Israel e o movimento islamista Hamas, de acordo com seus organizadores.

As embarcações viajavam com personalidades conhecidas, como a ativista climática Greta Thunberg, a ex-prefeita de Barcelona Ada Colau e o brasileiro Thiago Ávila, coordenador da “Flotilha da Liberdade”, que também faz parte da mesma iniciativa.

Em 1º de outubro de 2025, a Marinha israelense informou ter interceptado os barcos da missão humanitária e detido os ativistas a bordo, incluindo Thunberg — que o governo do país afirmou estar “segura e saudável”, assim como seus colegas.

Porém, a gravação não corresponde aos barcos da missão para Gaza.

Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo viral levou à mesma sequência publicada no TikTok em 26 de maio de 2025. A legenda da postagem contém as palavras “Galatasaray” e “campeão”, em turco.

Uma nova pesquisa no Google com as palavras-chave “Galatasaray” e “barcos” levou a uma postagem no X da equipe de futebol Galatasaray de 25 de maio, com a legenda, também em turco: “Istambul é um palácio e o único governante é o Galatasaray!”, na qual é possível ver várias embarcações com bandeiras do time navegando.

Em 18 de maio de 2025, o Galatasaray ganhou seu 25º título nacional turco, o terceiro consecutivo, deixando o seu rival Fenerbahçe com o vice-campeonato.

A comemoração dos torcedores também foi reportada por canais da mídia esportiva internacional (1, 2).

Uma análise da gravação permitiu identificar, ainda, uma bandeira com o escudo da equipe em um dos barcos e uma pessoa usando o uniforme do clube da temporada 2018-2019.

Image
Comparação feita em 2 de outubro de 2025 entre uma publicação no Facebook (E) e imagens do escudo e uniforme 2018-2019 do Galatasaray retiradas do Google (.)

Ao contrário do que mostram as postagens virais, os barcos que faziam parte da flotilha para Gaza continham, principalmente, a bandeira dos territórios palestinos.

Image
Barcos que fazem parte da Flotilha Global Sumud se reúnem no porto tunisiano de Bizerta, antes da partida programada para a Faixa de Gaza em 13 de setembro de 2025 (AFP / FETHI BELAID) (AFP / FETHI BELAID)

Conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco