
Vídeo de comemoração de torcedores do Galatasaray circula como se mostrasse flotilha de ajuda rumo a Gaza
- Publicado em 3 de outubro de 2025 às 18:08
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Oriente Médio e Norte da África
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Esta semana, todos os olhos devem estar voltados para o Mar Mediterrâneo, onde a flotilha Global Sumud, tenta chegar a Gaza com ajuda humanitária. A missão já foi vítima de ataques de Israel e precisa de toda proteção possível para concluir seu objetivo”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram e no TikTok.
Algumas postagens compartilham a sequência afirmando, ainda, que essa seria “a maior flotilha da história moderna”.
A gravação viral, que também circula em espanhol, foi compartilhada por políticos brasileiros como o ex-senador Paulo Rocha (PT) e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB).

A flotilha Global Sumud (“sumud” significa “resiliência”, em árabe), transportava ajuda e voluntários a Gaza para “abrir um corredor humanitário e pôr fim ao genocídio em curso do povo palestino”, no contexto da guerra entre Israel e o movimento islamista Hamas, de acordo com seus organizadores.
As embarcações viajavam com personalidades conhecidas, como a ativista climática Greta Thunberg, a ex-prefeita de Barcelona Ada Colau e o brasileiro Thiago Ávila, coordenador da “Flotilha da Liberdade”, que também faz parte da mesma iniciativa.
Em 1º de outubro de 2025, a Marinha israelense informou ter interceptado os barcos da missão humanitária e detido os ativistas a bordo, incluindo Thunberg — que o governo do país afirmou estar “segura e saudável”, assim como seus colegas.
Porém, a gravação não corresponde aos barcos da missão para Gaza.
Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo viral levou à mesma sequência publicada no TikTok em 26 de maio de 2025. A legenda da postagem contém as palavras “Galatasaray” e “campeão”, em turco.
Uma nova pesquisa no Google com as palavras-chave “Galatasaray” e “barcos” levou a uma postagem no X da equipe de futebol Galatasaray de 25 de maio, com a legenda, também em turco: “Istambul é um palácio e o único governante é o Galatasaray!”, na qual é possível ver várias embarcações com bandeiras do time navegando.
Em 18 de maio de 2025, o Galatasaray ganhou seu 25º título nacional turco, o terceiro consecutivo, deixando o seu rival Fenerbahçe com o vice-campeonato.
İstanbul bir saray, tek hakimi Galatasaray! ❤️ pic.twitter.com/bkENEOQQJH
— Galatasaray SK (@GalatasaraySK) May 25, 2025
A comemoração dos torcedores também foi reportada por canais da mídia esportiva internacional (1, 2).
Uma análise da gravação permitiu identificar, ainda, uma bandeira com o escudo da equipe em um dos barcos e uma pessoa usando o uniforme do clube da temporada 2018-2019.

Ao contrário do que mostram as postagens virais, os barcos que faziam parte da flotilha para Gaza continham, principalmente, a bandeira dos territórios palestinos.

Conteúdo semelhante foi verificado pela Agência Lupa.