Vídeo de Rodrigo Constantino é manipulado para “noticiar” que Eduardo Bolsonaro irá depor no Congresso dos EUA

  • Publicado em 1 de outubro de 2025 às 19:26
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em meio à campanha conduzida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) em Washington desde março de 2025 a favor de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um vídeo em que o jornalista Rodrigo Constantino parece noticiar que o deputado testemunharia no Congresso norte-americano foi visualizado mais de 2,2 milhões de vezes nas redes sociais. Segundo o conteúdo, o filho do ex-mandatário teria sido convocado para depor em uma investigação sobre interferências do governo de Joe Biden nas eleições presidenciais brasileiras de 2022. Mas isso é falso: a gravação foi manipulada digitalmente.

“O clima em Brasília já estava carregado, mas a notícia que chegou de Washington caiu como uma bomba. Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi oficialmente chamado para depor como testemunha no Congresso dos Estados Unidos”, parece dizer o jornalista Rodrigo Constantino em um vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no Threads, no X, no Telegram e no Kwai.

Ele continua: “O motivo: uma investigação inédita sobre possíveis interferências do governo Joe Biden nas eleições brasileiras de 2022. O convite, vindo direto de parlamentares americanos ligados à oposição republicana, gerou repercussão imediata na política nacional e internacional”.

O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 29 de setembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

O conteúdo circula em meio à campanha conduzida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro em Washington para que o governo de Donald Trump interceda a favor de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado em 11 de setembro de 2025.

No entanto, o vídeo foi manipulado com inteligência artificial, e não há registro de que o deputado tenha sido chamado para depor no Congresso dos Estados Unidos.

Gravação manipulada

Uma pesquisa no YouTube por vídeos do jornalista Rodrigo Constantino encontrou uma publicação feita em 4 de agosto de 2025 pelo canal AuriVerde Brasil, rádio em que Constantino atua como comentarista. Na gravação, é possível notar o mesmo cenário visto na sequência viral.

Intitulado “Manifestações pró-Bolsonaro foram um sucesso”, o vídeo de 4 minutos reúne comentários do jornalista sobre os atos realizados em 3 de agosto de 2025 em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e em reação ao anúncio dos Estados Unidos de sobretaxas a produtos brasileiros e sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“Sucesso total de público em várias cidades do Brasil, Paulista lotada nesse domingo. É óbvio que aquela turminha da esquerda vai mentir, vai falar em 37 mil pessoas, no máximo 57 mil. É uma fração da realidade, mas eles mentem, fake news é com eles mesmo, e a gente tem que acreditar no que a gente viu, né?”, diz Constantino.

Ao contrário das alegações virais, o comentarista menciona Eduardo Bolsonaro brevemente, afirmando apenas que o deputado teria sido “ultra elogiado pela multidão nas ruas”.

Submetido à análise da ferramenta Hiya, do plugin de verificação InVID-WeVerify, que detecta clonagem de vozes, o áudio do vídeo viral apresentou o resultado de “provavelmente gerado por IA”.

Image
Captura de tela feita em 30 de setembro de 2025 de uma análise de áudio feita pela Hiya (.)

"Depoimento" de Eduardo Bolsonaro

Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “Eduardo Bolsonaro”, “depoimento”, “Congresso” e “Estados Unidos” não encontrou publicações na imprensa sobre uma suposta convocação do deputado como testemunha de uma comissão no Congresso norte-americano.

Uma busca nos sites do Congresso dos Estados Unidos (1, 2) e da Biblioteca do Congresso também não conduziu a nenhum registro de que Eduardo Bolsonaro  tenha sido convocado ou ouvido como testemunha por uma comissão da instituição norte-americana. As únicas menções ao deputado brasileiro foram encontradas em contextualizações sobre a situação política do Brasil.

Na imprensa, menções à presença do filho do ex-presidente no Congresso dos Estados Unidos se limitam a duas ocasiões: a primeira, em março de 2024, quando Eduardo foi vetado por parlamentares democratas de uma audiência, e a segunda, em maio de 2024, quando, junto a Rodrigo Constantino, ele assistiu a uma sessão do Subcomitê de Saúde, Direitos Humanos e Organizações Internacionais da Câmara dos Deputados.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco