
Imagem de rua repleta de bandeiras britânicas em Londres foi gerada por IA
- Publicado em 30 de setembro de 2025 às 23:28
- 2 minutos de leitura
- Por Magdalini GKOGKOU, AFP Grécia
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Protesto em Londres: a marcha que parou a capital. Protesto em Londres anti-imigração, de Tommy Robinson, atraiu 150.000 pessoas, gerou confrontos violentos com a polícia e parou a capital”, diz uma das publicações com a imagem no Instagram.
Outra mensagem, nessa mesma plataforma, associa a foto a um protesto pela morte do ativista Charlie Kirk, apoiador do presidente norte-americano Donald Trump, que foi assassinado em 10 de setembro de 2025 durante um evento em uma universidade de Utah, nos Estados Unidos.
A imagem também circula no Facebook, no Threads e no X, e em outros idiomas como inglês, francês, espanhol, grego, alemão e chinês.

Em 13 de setembro de 2025, 150 mil pessoas, segundo a polícia, saíram às ruas em uma manifestação que pedia "liberdade de expressão" pelo ativista Tommy Robinson, conhecido por sua postura anti-imigração. O protesto terminou com 24 pessoas presas por "atos inaceitáveis de violência", segundo a polícia.
No total, 26 policiais ficaram feridos durante o que foi “provavelmente a maior manifestação de extrema-direita já realizada no Reino Unido”, de acordo com Joe Mulhall, da Hope Not Hate, uma organização que luta contra a disseminação de ideias extremistas.
A imprensa, incluindo a AFP, publicou imagens mostrando a magnitude do protesto, mas a foto viralizada foi gerada digitalmente.
Imagem anterior ao protesto e com inconsistências visuais
Uma busca reversa mostrou que a imagem já circulava antes do evento. O registro mais antigo encontrado pela AFP foi de 31 de agosto de 2025.
A suposta fotografia também contém diversas inconsistências visuais, características de conteúdo gerado por IA. Por exemplo, os rostos, expressões e mãos dos manifestantes estão borrados e distorcidos.
Além disso, algumas das bandeiras se fundem ao fundo de uma forma não natural.

Por outro lado, o monumento que se vê ao fundo se assemelha ao Arco do Triunfo de Paris. Embora Londres tenha uma construção do mesmo gênero, o Arco de Wellington, ele não se parece com o da imagem viral, nem foi incluído na rota da manifestação.
Além disso, embora uma busca reversa pelo registro viral mostre resultados vinculados a fotografias do Jubileu de Platina pelos 70 anos de reinado de Elizabeth II em 2022 (1, 2), o monumento visto ao fundo desses registros, o Arco do Almirantado, também não coincide com a imagem compartilhada nas redes sociais.
Referências
- Arco do Triunfo em Paris
- Arco de Wellington
- Publicações sobre o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II (1, 2)
- Vista do Arco do Almirantado a partir da rua The Mall
- Arco do Almirantado