Imagem de rua repleta de bandeiras britânicas em Londres foi gerada por IA

Cerca de 150 mil pessoas, segundo a polícia, protestaram contra a imigração em Londres, em 13 de setembro de 2025. Desde então, uma imagem que mostra uma rua lotada de bandeiras britânicas, com um monumento ao fundo, já foi visualizada milhares de vezes nas redes sociais, associada à manifestação na capital do Reino Unido. No entanto, o registro apresenta inconsistências visuais que atestam que a suposta cena foi criada por inteligência artificial (IA). Além disso, a construção que aparece na foto é semelhante ao Arco do Triunfo em Paris.

“Protesto em Londres: a marcha que parou a capital. Protesto em Londres anti-imigração, de Tommy Robinson, atraiu 150.000 pessoas, gerou confrontos violentos com a polícia e parou a capital”, diz uma das publicações com a imagem no Instagram.  

Outra mensagem, nessa mesma plataforma, associa a foto a um protesto pela morte do ativista Charlie Kirk, apoiador do presidente norte-americano Donald Trump, que foi assassinado em 10 de setembro de 2025 durante um evento em uma universidade de Utah, nos Estados Unidos.

A imagem também circula no Facebook, no Threads e no X, e em outros idiomas como inglês, francês, espanhol, grego, alemão e chinês.

Image
Captura de tela de uma publicação no Facebook, feita em 18 de setembro de 2025 (.)

Em 13 de setembro de 2025, 150 mil pessoas, segundo a polícia, saíram às ruas em uma manifestação que pedia "liberdade de expressão" pelo ativista Tommy Robinson, conhecido por sua postura anti-imigração. O protesto terminou com 24 pessoas presas por "atos inaceitáveis de violência", segundo a polícia.

No total, 26 policiais ficaram feridos durante o que foi “provavelmente a maior manifestação de extrema-direita já realizada no Reino Unido”, de acordo com Joe Mulhall, da Hope Not Hate, uma organização que luta contra a disseminação de ideias extremistas.

A imprensa, incluindo a AFP, publicou imagens mostrando a magnitude do protesto, mas a foto viralizada foi gerada digitalmente.

Imagem anterior ao protesto e com inconsistências visuais

Uma busca reversa mostrou que a imagem já circulava antes do evento. O registro mais antigo encontrado pela AFP foi de 31 de agosto de 2025.

A suposta fotografia também contém diversas inconsistências visuais, características de conteúdo gerado por IA. Por exemplo, os rostos, expressões e mãos dos manifestantes estão borrados e distorcidos.

Além disso, algumas das bandeiras se fundem ao fundo de uma forma não natural.

Image
Imagem de uma publicação no Facebook, com inconsistências visuais marcadas pela AFP (.)

Por outro lado, o monumento que se vê ao fundo se assemelha ao Arco do Triunfo de Paris. Embora Londres tenha uma construção do mesmo gênero, o Arco de Wellington, ele não se parece com o da imagem viral, nem foi incluído na rota da manifestação.

Além disso, embora uma busca reversa pelo registro viral mostre resultados vinculados a fotografias do Jubileu de Platina pelos 70 anos de reinado de Elizabeth II em 2022 (1, 2), o monumento visto ao fundo desses registros, o Arco do Almirantado, também não coincide com a imagem compartilhada nas redes sociais.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco