Publicação nas redes sociais sobre morte de Charlie Kirk é incorretamente atribuída a Mick Jagger

Diversas personalidades públicas escreveram mensagens de condolência aos familiares do influenciador conservador Charlie Kirk após seu assassinato em 10 de setembro de 2025. Mas uma captura de tela mostrando uma suposta reação do músico Mick Jagger, compartilhada dezenas de vezes desde então, foi manipulada. Registros nos perfis oficiais do roqueiro nas redes sociais não mostram nenhuma publicação sobre a morte de Kirk e a mensagem viral corresponde a uma postagem atribuída a um ex-jogador da liga nacional de futebol americano, NFL, na sigla em inglês.

“Charlie Kirk essa notícia me deixou doente. Jesus está voltando em breve!!! - MICK JAGGER”, diz uma das publicações que compartilham a captura de tela da suposta mensagem no Facebook e no Instagram.

Publicações semelhantes circulam em inglês, italiano e polonês.

Image
Captura de tela feita em 26 de setembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Kirk, uma figura polarizadora com muitos seguidores entre os jovens conservadores norte-americanos, foi morto a tiros em 10 de setembro de 2025 durante um evento universitário em Utah.

Autoridades estaduais acusaram Tyler Robinson, de 22 anos, de ser o autor do crime e pediram a pena de morte caso ele seja considerado culpado.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou Kirk como “um gigante de sua geração”, enquanto membros do alto escalão de seu governo se juntaram a dezenas de milhares de pessoas em um evento em sua homenagem, que alguns meios de comunicação norte-americanos compararam a um funeral de Estado.

Mas uma consulta aos perfis verificados de Jagger no X, no Instagram e no Facebook não levou à suposta postagem sobre a morte de Kirk.

O AFP Checamos consultou as redes sociais do músico em 29 de setembro de 2025 e constatou que as suas postagens mais recentes foram em 28 de setembro — de um trecho da gravação de uma música em estúdio (1, 2, 3). Antes desta, a sua última publicação havia sido em 3 de setembro

Image
Combinação de capturas de tela feita em 29 de setembro de 2025 das publicações mais recentes de Mick Jagger no X, no Instagram e no Facebook (.)

Uma busca no Facebook pela frase da postagem viral levou a uma publicação de 10 de setembro de 2025 da página verificada no Facebook “NFL Talk”, atribuindo a mensagem ao ex-jogador Golden Tate.

Image
Comparação feita em 29 de setembro de 2025 entre uma publicação no Facebook (E) e a mensagem de Golden Tate no X replicada pela página NFL Talk (.)

A postagem de Tate foi originalmente compartilhada em seu perfil “ShowtimeTate” no X no mesmo 10 de setembro e o nome de usuário é igual aos das contas verificadas do ex-jogador no Instagram e no Threads, nas quais compartilha conteúdos semelhantes.

Image
Captura de tela feita em 10 de setembro de 2025 da postagem de Golden Tate no X (.)

Procurada pela AFP, a assessoria de Jagger não retornou o contato.

Marian-Andrei Rizoiu, professor associado da Universidade de Tecnologia de Sydney que estuda a disseminação de desinformação, afirmou à AFP que, geralmente, “usar nomes de grandes personalidades dá mais peso e credibilidade às postagens, que também geram mais cliques”.

“Algumas vezes, o conteúdo compartilhado não é verificado pelas pessoas que o compartilham… é uma mistura de caça-cliques e oportunismo”, disse o professor por telefone em 23 de setembro.

O AFP Checamos já verificou outra alegação relacionando Mick Jagger com a morte do influenciador Charlie Kirk.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco