Imagem de Bolsonaro em uma motociata de 2022 não mostra “Careca do INSS” na garupa

  • Publicado em 16 de setembro de 2025 às 21:48
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A Polícia Federal prendeu preventivamente, em 12 de setembro de 2025, o empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” e suspeito de envolvimento nas fraudes previdenciárias do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Desde então, uma foto com mais de 6 mil compartilhamentos, que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma moto, circula com a alegação de que o homem na garupa é Antunes. Mas isso é falso: na imagem, Bolsonaro aparece com o seu apoiador coronel Alfredo Menezes em uma motociata realizada em junho de 2022. 

“E a PF prendeu hoje o 'careca do INSS', amiguinho de farra dos tempos da motociata, em operação contra fraudes e desvio de dinheiros de aposentadorias e pensões do INSS”, lê-se na legenda que acompanha uma imagem de Bolsonaro em uma moto com um homem na garupa, no Instagram, no Facebook, no X, no Threads e no TikTok

Image
Captura de tela feita em 16 de setembro de 2025 de uma publicação do Facebook (.)

O texto das publicações faz referência à prisão preventiva, em 12 de setembro de 2025, do empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS” e suspeito de envolvimento nas fraudes do Instituto Nacional de Seguridade Social reveladas em abril de 2025. 

Antunes é apontado como figura central no esquema das cobranças ilegais de mensalidades associativas descontadas sem autorização em benefícios previdenciários entre 2019 e 2024.  

No entanto, a imagem viral não mostra Antunes em uma moto com o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Motociata de 2022 

Uma busca reversa pela foto levou a uma notícia publicada em 18 de junho de 2022 com o mesmo registro e intitulada “Sem capacete, Bolsonaro participa de motociata na tarde deste sábado em Manaus”.

Nessa data, o então mandatário havia participado de uma motociata organizada por seus apoiadores na capital, que reuniu cerca de 10 mil motocicletas.  

De acordo com o noticiado, após falar com o público, Bolsonaro saiu de moto sem capacete com o coronel Alfredo Menezes (PL) na garupa, então pré-candidato ao Senado e um dos principais apoiadores do ex-presidente no Amazonas. 

À época, Menezes compartilhou em seu perfil do Instagram imagens do momento em que acompanhou Bolsonaro na moto (1, 2). 

Em maio de 2025, após a divulgação da investigação das fraudes no INSS, o Checamos verificou outro conteúdo que usava como base a  imagem agora viralizada. 

Referências 

  • Notícias sobre a motociata de junho de 2022 (1, 2)
  • Registros da motociata compartilhado pelo coronel Alfredo Menezes (1, 2)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco