
Vídeo de Fátima Bernardes defendendo Lula foi manipulado digitalmente
- Publicado em 19 de agosto de 2025 às 19:01
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Fátima Bernardes defende o presidente Lula”, diz uma publicação no Kwai, que ainda afirma que o vídeo foi feito em “08/08/2025”.
As imagens também circulam no Facebook, no Instagram, no Threads, no X, no YouTube e no TikTok.

O conteúdo circula após entrar em vigor a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre diversos produtos brasileiros.
Anunciadas por Donald Trump no início de julho, as tarifas tiveram como justificativa, segundo o mandatário norte-americano, uma “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que responde a acusações de ter planejado um golpe de Estado em 2022.
Desde então, os países vivem uma crise diplomática, com o Brasil recorrendo à Organização Mundial do Comércio (OMC) do que considera uma “injustiça tarifária”.
O vídeo viral, de 1 minuto e 18 segundos, mostra Fátima Bernardes aparentemente afirmando que Lula é o único presidente que teve coragem de "peitar o império" dos Estados Unidos.
Nas imagens, a apresentadora ainda teria dito que o mandatário foi o único a fazer o Brasil sair do Mapa da Fome, que "botou pobre dentro do avião" e que estaria sendo chamado de traidor "por quem lambe bota gringa".
Mas é falso que o vídeo mostre um comentário da apresentadora.
Áudio alterado digitalmente
Um áudio com as mesmas frases circulou também atribuído de forma falsa à cantora Ivete Sangalo e foi verificado pela AFP.
Uma busca nas redes sociais (1, 2, 3) de Fátima Bernardes levou à origem das imagens utilizadas para criar o conteúdo que circula nas redes. Em um vídeo publicado em 22 de maio de 2025 no Instagram, a apresentadora aparece no mesmo ambiente e com a mesma roupa do vídeo viral, mas falando sobre outros temas.
Na gravação, Bernardes anunciou o novo quadro de seu canal no YouTube, chamado “Nossas Vivências", onde entrevistou a escritora Martha Medeiros, sem citar Lula.
No vídeo viral, veem-se marcas de que ele foi editado digitalmente, como no nariz e nos olhos da apresentadora.

Além disso, uma busca pelas palavras-chave “Fátima Bernardes”, “Lula” e “apoio” não levou a registros na imprensa sobre a suposta fala da apresentadora.