Putin não citou Lula em seu discurso na cúpula do Alasca ao lado de Trump

  • Publicado em 22 de agosto de 2025 às 17:12
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin se reunirem no Alasca em 15 de agosto de 2025, um vídeo foi visualizado mais de 100 mil vezes nas redes sociais em publicações que alegam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi citado no discurso de Putin. Entretanto, como é possível verificar pela transcrição oficial da fala do mandatário russo, não houve sequer menção ao Brasil.

O DISCURSO DO PUTIN MENCIONA LULA DIANTE DO TRUMP. Discurso do século só verdades”, lê-se em um vídeo que circula no TikTok, no Facebook, no Threads e no Instagram.

Nas imagens, vê-se Trump e Putin lado a lado em púlpitos, enquanto uma narração supostamente traduz a fala do mandatário russo: “A geopolítica do século XXI não será construída com imposições, mas com equilíbrios. Ao mesmo tempo, não escondi a minha admiração pela resiliência dos povos que hoje se levantam contra esse sistema falido. Falei da África, falei da América Latina, falei do Brasil. Sim, eu mencionei Lula. Porque há um movimento emergente que está mostrando ao mundo que ninguém mais aceitará viver de joelhos”.

Image
Captura de tela feita em 21 de agosto de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

O conteúdo começou a circular após o presidente russo se reunir com Donald Trump em cúpula no Alasca, no último dia 15 de agosto, para discutir a guerra na Ucrânia.

Contudo, é falsa a alegação de que Lula foi referenciado durante o encontro.

Os discursos de Putin e Trump foram transmitidos e traduzidos para o português pelo canal da revista Veja. Durante a transmissão, Putin falou sobre a relação histórica entre Rússia e EUA, e abordou a visão russa sobre o conflito com a Ucrânia. Mas não há nenhuma menção a Lula ou à recente guerra tarifária contra o Brasil.

A transcrição do discurso de Putin também foi publicada no site oficial do Kremlin, no qual é possível confirmar que de fato Lula não foi citado.

Este conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco