Filmagem de tsunami no Havaí visto de um avião foi criada com IA

  • Publicado em 5 de agosto de 2025 às 18:17
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP México
  • Tradução e adaptação AFP Brasil
Em 29 e 30 de julho de 2025, vários países banhados pelo Oceano Pacífico tiveram alertas de tsunamis após um terremoto de magnitude 8,8 atingir a Rússia. Desde então, um vídeo de grandes ondas chegando à costa do Havaí, supostamente filmado por um passageiro de um avião, foi visualizado mais de 3,5 milhões de vezes nas redes sociais. Porém, as imagens foram criadas com inteligência artificial (IA). As maiores ondas que atingiram o arquipélago mediam 1,80 metros, segundo autoridades havaianas, e não provocaram danos maiores.

“Um passageiro fez o registro no momento exato, e mostra toda a força destruidora da natureza”, diz uma das publicações que circulam no TikTok, no Facebook e no Instagram.

Conteúdos que compartilham a mesma gravação circulam em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 5 de agosto de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

Na noite de 29 de julho de 2025, um sismo de magnitude 8,8 atingiu a península de Kamchatka, na Rússia. O terremoto foi o mais forte registrado na região em quase 73 anos e um dos maiores da história.

O tremor danificou edifícios e algumas pessoas sofreram ferimentos leves, segundo a imprensa local. Mais de uma dúzia de países emitiram alertas de tsunami, entre eles os Estados Unidos, porém nenhuma onda gigante atingiu a costa do Havaí.

Vídeo criado com IA

Horas depois do terremoto, o governador do arquipélago, Josh Green, concedeu uma coletiva de imprensa e anunciou atualizações sobre os alertas de tsunami. “Não vimos nenhuma onda como consequência, o que é um grande alívio não estar reportando nenhum dano”, disse ele aos meios de comunicação.

Ele também informou que as ondas que atingiram a costa do Havaí mediam entre 30 centímetros e 1,80 metros.

Posteriormente, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico e o Departamento de Gerenciamento de Emergências de Honolulu suspenderam o alerta de tsunami no Havaí.

As autoridades havaianas não reportaram feridos nem danos significativos durante o período.

Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência viral levou ao vídeo original, publicado em 30 de julho de 2025 e com mais de 53 milhões de visualizações no TikTok. O material contém as legendas “aiart” e “aivideo”. Na conta que publicou o conteúdo (e depois apagou), havia outros cinco vídeos de cenas de emergências criadas com IA, posteriormente eliminados.

Uma análise do vídeo viral do tsunami gravado das alturas, repostado por outros usuários no TikTok, também permitiu identificar inconsistências no material, como o fato de o avião permanecer estático no ar e o repentino aparecimento de ondas na areia.

O AFP Checamos já verificou outra alegação sobre um suposto tsunami provocado após o terremoto que atingiu a Rússia em julho de 2025.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco