Vídeo de barcos arrastados por onda foi feito na Groenlândia em 2017, não após terremoto na Rússia em 2025

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a Rússia em 29 de julho de 2025, provocando alertas de tsunami no Pacífico, foi acompanhado pela difusão nas redes sociais de vídeos antigos com mensagens que os relacionam com o desastre natural. Imagens de barcos de pesca sendo arrastados por uma onda, por exemplo, foram visualizadas cerca de 5 mil vezes com a alegação de que teriam sido registradas durante esse episódio, mas o vídeo viral é de um tsunami que afetou a Groenlândia em 17 de junho de 2017.

“Tsunami Hoje | Ondas de Tsunami atingiu a cidade de Severo Kurilsk, na Rússia, em 29 de julho de 2025, após terremoto de magnitude 8,8 na região. Veja como esses pescadores correm durante o terremoto, o nível da água sobe e tudo corre consigo mesmo”, diz uma publicação no Facebook, acompanhada do vídeo de uma grande onda arrastando vários barcos, entre os quais há dois homens que correm ao ver a água chegar.

A alegação e a sequência também circulam no Instagram, e em outros idiomas como espanhol, japonês, inglês, alemão, indonésio e tailandês.

Image
Captura de tela feita em 31 de julho de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Em 29 de julho de 2025, um terremoto de magnitude 8,8 na costa de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia, provocou um tsunami com ondas de quatro metros e alertas de evacuação em vários países, entre eles Japão, Estados Unidos, México e Colômbia. Foi um dos dez terremotos mais fortes já registrados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Vídeo de um tsunami na Groenlândia

Uma busca reversa de capturas-chave do vídeo viral levou a uma gravação publicada na conta de YouTube do Liset Studios, intitulada: “TSUNAMI DE GREENLAND: Pescadores Lutam Pelas Suas Vidas - Camera 3”.

A descrição do vídeo afirma que o evento ocorreu em 17 de junho de 2017, após um gigantesco deslizamento de terra na encosta sul da península de Umiammakku Nunaat, na Groenlândia.

O vídeo também foi compartilhado pelo site Newsflare, com a explicação de que a onda do tsunami, que inicialmente tinha mais de 90 metros de altura, atingiu poucos minutos depois o povoado de Nuugaatsiaq com uma altura de cerca de 10 metros. A onda arrastou quatro pessoas para o mar, que foram dadas como mortas na época.

O Centro Internacional de Informações sobre Tsunamis informou sobre o evento, explicando que “a energia sísmica detectada antes do tsunami foi tão grande que, a princípio, pensou-se que tivesse sido resultado de um terremoto de magnitude 4,1”. No entanto, a causa foi um enorme deslizamento de terra no fiorde Karrat.

A AFP verificou o mesmo vídeo em 2023, quando circulou relacionado a um terremoto no Alasca em julho daquele ano.

Referências: 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco