Vídeo usa IA para manipular imagens de Lula no G7 e simular embriaguez

  • Publicado em 2 de julho de 2025 às 21:44
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
De 15 a 17 de junho de 2025 foi realizada a reunião de cúpula do G7 no Canadá e, embora o Brasil não seja membro do grupo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado para o evento. Nesse contexto, usuários compartilham um vídeo, que soma mais de 3 milhões de visualizações nas redes sociais, que supostamente mostraria o mandatário brasileiro cambaleando enquanto abraça outros chefes de Estado e Governo. Segundo as publicações sugerem, Lula estava embriagado no encontro. No entanto, a gravação foi manipulada por inteligência artificial (IA). 

“Nosso representante no G7” é a frase sobreposta à sequência compartilhada em postagens no Facebook, no Instagram, no TikTok, no YouTube e no X

A alegação é compartilhada junto a um vídeo que mostraria o presidente Lula abraçando líderes mundiais e, em seguida, caindo durante a foto oficial da cúpula do G7. A música “Marvada Pinga” toca ao fundo — reforçando a insinuação de que ele estaria embriagado.

Image
Captura de tela feita em 30 de junho de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

O conteúdo começou a circular após Lula participar da Cúpula do G7, realizada no Canadá. Apesar de o Brasil não ser membro do grupo — que é composto por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão —, o presidente brasileiro foi convidado pelo anfitrião, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney.

Embora a legenda de algumas postagens indique que se trata de um conteúdo gerado por inteligência artificial, muitos usuários comentam como se o vídeo fosse real: “Eita ferro oi camarada está gagá de tanta cachaça só fazendo vergonha para o povo brasileiro” ou “Senti o bafo daqui rato senil e cachaceiro”.

Vídeo manipulado por IA

O registro apresenta indícios de manipulação digital, já que é possível identificar distorções típicas de conteúdos gerados por IA. Por exemplo, no momento em que Lula abraça o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, os dedos de suas mãos aparecem fundidos. Além disso, os óculos do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, desaparecem e aparecem desfigurados em determinados trechos da gravação.

O Comprova — projeto de verificação colaborativa do qual o AFP Checamos faz parte — verificou a utilização de IA no vídeo por meio da plataforma Hive Moderation, que concluiu que o vídeo tem 99,9% de chance de ter sido criado artificialmente. Essas ferramentas, porém, não são infalíveis: elas indicam probabilidades, e não certezas, e devem ser usadas como apoio, junto a outras evidências de verificação.

A cena distorcida nas publicações virais faz parte de um momento de distração durante a tradicional foto oficial da cúpula. Lula conversava com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, tendo ao lado a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, enquanto os líderes se posicionavam para o registro. 

Ao ser alertado pelos demais participantes, Lula retomou sua posição para a fotografia, sem nenhum comportamento inusitado ou fora do protocolo diplomático.

Não há registro na imprensa de cenas semelhantes às que aparecem no conteúdo compartilhado nas redes sociais.

Esse texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do Jornal do Commercio e Grupo Sinos. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco